O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou recentemente a criação da Secretaria de Parcerias e Investimentos e o Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI-SP. As medidas têm como objetivo ampliar a quantidade de concessões de serviços públicos de transporte de passageiros à iniciativa privada. Além disso, o governo busca possibilitar a conclusão do Trecho Norte do Rodoanel e a execução do projeto Trem Intercidades.
Secretaria de Parcerias em Investimentos
No início de janeiro, antes da criação do PPI-SP, o governo de São Paulo fez uma reestruturação nas secretarias, substituindo a anterior de Transporte Metropolitanos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos.
Com a mudança, todos os contratos de trens, metrôs, ônibus, portos, aeroportos, rodovias, gás e saneamento, serão de responsabilidade desta pasta e não mais daquelas responsáveis pelos serviços citados. Logo, a concessão dos transportes rodoviário, aeroviário, coletivo e metroviário será de atribuição dessa secretaria.
Dentre os projetos em andamento e que devem passar por essa Secretaria estão: Concessão das linhas de ônibus rodoviários pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo); conclusão do Trecho Norte do Rodoanel; lançamento da licitação do Trem Intercidades (TIC), pensado inicialmente para ligar São Paulo, Campinas e Americana.
Tarcísio aproveitou sua viagem ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, para discutir com grupos empresariais e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a ampliação da malha ferroviária e aumento nas privatizações nessa área.
Trem Intercidades
O secretário escolhido, Rafael Benini, revelou em entrevista ao programa “Estúdio Alesp” que o projeto de Trem Intercidades pretende ligar Campinas a capital por meio de um trem de alta velocidade, com tempo de trajeto de 64 minutos. O investimento será de R$ 10 bilhões, sendo R$ 7 bilhões aporte do governo do estado de São Paulo. A estimativa é que o edital de concessão do Eixo Norte seja lançado até março e o leilão ocorra no segundo semestre desse ano.
Outro projeto, o Trem InterMetropolitano (TIM), também foi citado pelo secretário. Esse pretende ligar Francisco Morato até Campinas, passando por todas as cidades entre os dois municípios. O TIM tem previsão para ser concluído em 4 anos, já o TIC, em 7.
Obras do Rodoanel Norte
As obras do Rodoanel Norte começaram em 2013 e deveriam ser concluídas em 2014, mas houve um longo atraso. Em 2018, as obras sofreram uma paralisação que perdura até o momento, conforme registrado pela equipe do Pé Na Estrada em 2021 e este ano (assista aqui). Com a nova concessão firmada na gestão de Rodrigo Garcia, o prazo estipulado para término das obras é até 2025, ou seja, antes do final do mandato de Tarcísio de Freitas.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações do Diário do Transporte.
Seria mais uma ,conquista para seu currículo, já que este rodonel ,tem sido um elefante branco, que nunca termina .