Hurricane 95, de 1986, é destaque na Expoclassic 2024

Na próxima edição da Expoclassic, em Novo Hamburgo, o único Hurricane 95 do Brasil, fabricado em 1986 pela montadora E-One, estará em evidência. Trata-se de um caminhão de bombeiro com 14,5 metros de comprimento e uma escada mecanizada que pode alcançar 29 metros. O evento ocorrerá de 16 a 18 de agosto nos pavilhões da Fenac. 

Hurricane 95, de 1986, é destaque na Expoclassic 2024

O caminhão pertence a um sócio do Veteran Car Club de Novo Hamburgo que reside em Porto Alegre. Para buscar o modelo, o apaixonado foi aos Estados Unidos garimpar modelos em diversos leilões.

Após muita procura, em fevereiro de 2022, ele conseguiu achar o modelo no Estado de Ohio, na pacata cidade de Aurora de apenas 1.799 habitantes.

Veja mais: Segurança na estrada para caminhoneiros – Tudo que você precisa…

Após dar o lance vencedor, o novo proprietário recebeu um completo treinamento dos bombeiros do ‘‘Aurora Fire Dept.’’ para aprender a operar o caminhão. De lá, o próprio dono foi dirigindo o caminhão até o porto de Baltimore, Maryland, distante 560 km (350 milhas), e embarcou o veículo em um navio com destino ao Brasil.

Depois de 7 meses, quando todos os trâmites de importação do caminhão foram concluídos, em outubro de 2022, ele realizou mais uma jornada ao volante, dirigindo os 740 km que separam o porto de Paranaguá, no Paraná, até Porto Alegre.

Manutenção em dia e pronto para atuar 

Como a manutenção feita pelas corporações norte-americanas é rigorosíssima, o veículo está em perfeitas condições operacionais para atuar no combate ao incêndio. 

Veja também: Ford confirma F-150 para o segundo semestre de 2024

Conta com uma linha d’água telescópica, que corre sob a escada, bem como um hidrante e um canhão d’água. 

Outro detalhe interessante é que o Hurricane tem um tanque d’água com apenas 1.000 litros, volume que muitas vezes só é suficiente para extinguir pequenos focos de incêndio.

Para tanto, nos Estados Unidos, esse veículo anda com um esquadrão completo, formado também por um caminhão-bomba e um caminhão-pipa, conectados ao Hurricane para fornecer toda a água necessária.

Motor V8 de 475  cv e de 1.765 Nm

O caminhão de bombeiros foi fabricado pela empresa norte-americana Emergency One Inc. Sediada na Flórida, é especializada na produção de veículos pesados de emergência.

O motor é um V8 Detroit turbodiesel de 12,1 litros. Uma usina de força que produz 475 cv e 1.765 Nm. O motor é responsável não apenas por movimentar o veículo, mas também a bomba hidráulica da escada e a bomba d’água, disponibilizando duas saídas de força para conectar as bombas.

Veja também: Mercedes lança novo chassi para ônibus fretados

O V8 está acoplado à transmissão automática Alisson com 5 velocidades à frente, mais a marcha à ré, contando com uma caixa de torque gigante que garante toda a força necessária para esticar a escada. A tração é feita por meio das 4 rodas traseiras.

Hurricane 95, único do Brasil, fabricado em 1986 pela montadora E-One, estará em evidência
Hurricane 95, único do Brasil, fabricado em 1986 pela montadora E-One, estará em evidência

O veículo é equipado, ainda, com um gerador a diesel integrado, tomadas de 115V em todo o seu perímetro e na plataforma, bem como potentes refletores no seu entorno.

Como fazer para ver de perto o Hurricane 95

Para ver este caminhão ao vivo e em cores, além de muitas outras atrações da Expoclassic 2024, basta se programar e reservar na agenda os dias 16, 17 e 18 de agosto. Trata-se da maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil. A expectativa é reunir 1.100 carros, motos, ônibus e caminhões fabricados há 30 anos ou mais. A realização é do Veteran Car Club Novo Hamburgo.

FICHA TÉCNICA
Modelo: E-One Hurricane 95 Aerial Platform
Ano de fabricação: 1986
Fabricante: E-One (Emergency One Inc.)
Motor: V8 de 12,1 litros Detroit 8V92TA
Potência: 475 cv
Torque: 180 kgfm
Transmissão: automática Alisson HT740, com 5 marchas à frente e uma à ré
Tração: ocorre por meio das 4 rodas traseiras
Direção: hidráulica
Capacidade de passageiros: o modelo leva dois bombeiros na cabine traseira e mais quatro na dianteira
Rodas e pneus: 14/80 R20 na dianteira e 10R20/16 na traseira (rodado duplo nos dois eixos traseiros)
Comprimento: 14,5 metros
Altura: 3,65 metros
Largura: 2,74 metros
Comprimento máximo da escada: 29 metros (95 pés)
Tanque de combustível: 190 litros
Tanque de água: 1.000 litros
Bomba d’água: da marca Hale, tem capacidade para bombear 5.870 litros por minuto
Peso Bruto Total (PBT): 30.073 kg
Velocidade máxima: 109 km/h (limite de segurança)
Fonte: E-One (Emergency One Inc.)

Por Rodrigo Samy, com informações do Veteran Car Club Novo Hamburgo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados