Além dos modelos de veículos já adaptados ao PROCONVE P8/ EURO 6, a Iveco lançou na Fenatran o pacote Brasil Natural Power, com a introdução de três caminhões sustentáveis no mercado brasileiro. A meta da empresa é oferecer veículos zero carbono até 2040 em todo o mundo.
Caminhões movidos a gás natural
De acordo com a Iveco, 85% dos combustíveis renováveis do Brasil vem do gás natural, sendo assim, esse pode ser um dos futuros para o transporte paria média e longa distância. Por isso, a montadora tem investido nessa modalidade de veículos sustentáveis. Na Fenatran, A Iveco trouxe seus pesados S-Way e Tector reconfigurados na versões sustentáveis a gás natural e biometano, a chamada linha NG.
S-Way
Não faz uma semana que a Iveco lançou a nova família S-Way, mas a montadora guardou seu modelo movido a gás natural para lançamento na Fenatran. A versão S-Way NG 460 conta com 8 tanques de 120 litros cada, o que dá uma autonomia de 500 quilômetros em um único abastecimento. O veículo tem ainda 460 cavalos de potência e vem na versão 6X2, com caixa de transmissão com 12 velocidades. Segundo a fabricante, se abastecido apenas com biodiesel, pode chegar a 95% de redução de CO2.
Linha Tector mais sustentável
A linha Tector também foi adaptada ao Proconve P8/ Euro 6 para o mercado brasileiro. Na feira de transporte, a Iveco destacou sua versão movida a gás, o Tector 16-210 NG, ou seja 16 de PBT (Peso Bruto Total) e 210 cavalos de potência. O modelo em 4×2 possui 6 cilindros com capacidade de 80 litros cada, o que proporciona autonomia de até 350 quilômetros com um único abastecimento.
Mais um caminhão sustentável, o e-Daily
A Iveco já havia lançado a linha Daily adaptada ao EURO 6/ PROCONVE 8 pré-Fenatran. Mas na feira, o e-Daily, o modelo elétrico já apresentado na IAA em Hannover, foi um dos destaques da montadora no primeiro dia do evento. Ele vem nas versões de 3,5 toneladas em furgão e 3,5 a 7,2 toneladas na versão chassi-cabine. O e-Daily possui autonomia de 110 a 300 quilômetros a depender da quantidade de baterias e do PBT (Peso Bruo Total). Vem com duas tomadas, uma comum e outra industrial, com um tempo de carregamento que varia de uma a três horas.
Daily com transmissão automática
Na Fenatran, a Iveco também mostrou sua versão Daily atualizada em EURO 6 com o novo sistema Hi-Matic de transmissão automática em 8 velocidades que oferece precisão de menos de dois segundos na troca da marcha, segundo a fabricante. O câmbio automatizado é opcional e estará disponível nos veículos 35.180 e 65.180. A Daily automática é uma das primeira vans com essa característica, que traz o câmbio automático, presente nos veículos pesados, para a linha leve.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações release.