quinta-feira, novembro 21, 2024

Mercedes lança novo chassi para ônibus fretados

ÔnibusMercedes lança novo chassi para ônibus fretados

A Mercedes-Benz ampliou o portfólio de chassis de ônibus voltado a passageiros. Trata-se do modelo OF 1621 com tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6), e que foca no cliente que busca um chassi para ônibus fretados para curtas distâncias e por um valor sugerido mais acessíveis.

Mercedes lança novo chassi para ônibus fretados

Com entre-eixos de 5.950 mm e PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento. Esta configuração permite montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Veja também: Raízen admite aumento no tempo de descarga e diz…

“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. O grande diferencial do exclusivo OF 1621 é que ele foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Como é o ônibus de entrada da Mercedes-Benz?

A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e o entre-eixos de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar os equipamentos como tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA de 25 litros, bateria de 170 Ah, e preparação para ar condicionado de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi.

Assim, o OF 1621 diminui os retrabalhos, facilitando o acoplamento da carroçaria de forma rápida e fácil, com menor custo de aquisição e melhor custo-benefício para fretamento. 

Saiba mais: Iveco Daily chega na versão elétrica ao Brasil

O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, trata-se de um conjunto de 208 cv a 2.200 rpm, com 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. O propulsor junta-se ao câmbio Mercedes-Benz G-90 de 6 marchas.

A novidade é o grande destaque da Mercedes-Benz no LatBus 2024

Essa novidade para operadores de fretamento será um dos destaques do estande da marca na LatBus 2024. Trata-se do principal evento do setor de ônibus do Brasil e da América Latina, que será realizado, entre os dias 6 e 8 de agosto, em São Paulo, capital.

Por Rodrigo Samy, com informações da Mercedes-Benz

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados