Mudar a categoria da CNH perde a validade do MOPP?

Mudar a categoria da CNH perde a validade do MOPP?
Mudar a categoria da CNH perde a validade do MOPP?

Recebemos mais uma dúvida de um de nossos seguidores nas redes sociais. O Ideilton Freitas, de Sergipe, possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria D. Ele pretende fazer o curso MOPP (Movimentação Operação de Produtos Perigosos) em breve e quer saber se ao passar para a categoria E, perde a validade do curso. 

Levamos o questionamento do Ideilton para a assessoria do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). A resposta é NÃO, o motorista que mudar a CNH não perde a validade do curso MOPP. Isso porque não existe relação entre o tipo de CNH e a validade do curso, de acordo com a instituição.

E mais, isso vale para qualquer formação de cursos técnicos do transporte. “O telespectador pode alterar a categoria da CNH ou renovar a CNH que continuará constando o curso de especialização que ele fez no SEST SENAT e já tem registrado junto ao Detran”, afirmou o assessor em nota.

Lembrando que a validade do MOPP é de 5 anos e o curso é direcionado para os condutores que desejam trabalhar no transporte de cargas de maior periculosidade. Para saber sobre as formações para motorista profissional, basta clicar nesse link no SEST SENAT. 

Leia também: Quando se troca a categoria como fica o vencimento da CNH

Quando se troca de categoria, como fica o vencimento da CNH?

Por Jacqueline Maria da Silva 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui