A partir de 1º de novembro, condutores que tenham CNH com vencimento entre janeiro e julho de 2023 e que não estejam em dia com o exame toxicológico, já podem levar multas pela não realização do exame.
Quem precisa fazer o exame toxicológico?
O exame toxicológico é obrigatório para motoristas que possuem CNH C, D ou E. Motoristas de caminhões, ônibus e vans de até 69 anos, que tenham EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH, precisam realizar o exame a cada dois anos e meio e ao renovar a carteira de habilitação.
Para quem tem 70 anos ou mais, o exame só precisa ser feito no ato da renovação da carteira. Mesmo caso para condutores que sejam habilitados nessas categorias, mas que não dirigem veículos que precisem de CNH C, D ou E.
Se o condutor roda em veículos que exijam essas categorias, mesmo que não seja a trabalho, o exame também precisa ser feito a cada dois anos e meio.
Motoristas com CNH A ou B que exercem atividade remunerada não precisam fazer o exame.
Calendário
Você que ainda não realizou o exame toxicológico dentro do prazo estabelecido, fique atento! Desde 1º de julho, motoristas de CNH com validade entre março de 2021 e dezembro de 2022 já estão sendo multados pela não realização do toxicológico.
Veja no calendário abaixo os próximos prazos para estar em dia com o exame de acordo com o mês de vencimento da carteira de habilitação.
Quem for pego dirigindo sem ter feito o exame no prazo estabelecido será penalizado com 7 pontos na CNH e multa de R$ 1.467,35. Além disso, terá a CNH suspensa por 3 meses e só poderá voltar a dirigir após realizar o exame. Quem não for pego, no momento da renovação da CNH, será multado no mesmo valor.
O exame pode ser feito em qualquer laboratório credenciado pelo Denatran, em qualquer região do Brasil. Não há a necessidade de fazer o exame no estado da CNH.
Tem mais dúvidas? Clique aqui e veja a resposta aos principais questionamentos do pessoal do trecho.
Por Wellington Nascimento