Multas por toxicológico para CNH com validade em 2023 começam em novembro

As multas pela não realização do exame toxicológico já podem sem aplicadas aos condutores de CNH com vencimento entre julho e dezembro de 2023

A partir de 1º de novembro, condutores que tenham CNH com vencimento entre janeiro e julho de 2023 e que não estejam em dia com o exame toxicológico, já podem levar multas pela não realização do exame.

Quem precisa fazer o exame toxicológico?

O exame toxicológico é obrigatório para motoristas que possuem CNH C, D ou E. Motoristas de caminhões, ônibus e vans de até 69 anos, que tenham EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH, precisam realizar o exame a cada dois anos e meio e ao renovar a carteira de habilitação

Para quem tem 70 anos ou mais, o exame só precisa ser feito no ato da renovação da carteira. Mesmo caso para condutores que sejam habilitados nessas categorias, mas que não dirigem veículos que precisem de CNH C, D ou E.

Se o condutor roda em veículos que exijam essas categorias, mesmo que não seja a trabalho, o exame também precisa ser feito a cada dois anos e meio.

Motoristas com CNH A ou B que exercem atividade remunerada não precisam fazer o exame.

Calendário

Você que ainda não realizou o exame toxicológico dentro do prazo estabelecido, fique atento! Desde 1º de julho, motoristas de CNH com validade entre março de 2021 e dezembro de 2022 já estão sendo multados pela não realização do toxicológico.

Veja no calendário abaixo os próximos prazos para estar em dia com o exame de acordo com o mês de vencimento da carteira de habilitação.

Validade da CNH
DELIBERAÇÃO CONTRAN nº 222, de 27 de abril de 2021

Quem for pego dirigindo sem ter feito o exame no prazo estabelecido será penalizado com 7 pontos na CNH e multa de R$ 1.467,35. Além disso, terá a CNH suspensa por 3 meses e só poderá voltar a dirigir após realizar o exame. Quem não for pego, no momento da renovação da CNH, será multado no mesmo valor.

O exame pode ser feito em qualquer laboratório credenciado pelo Denatran, em qualquer região do Brasil. Não há a necessidade de fazer o exame no estado da CNH.

Tem mais dúvidas? Clique aqui e veja a resposta aos principais questionamentos do pessoal do trecho.

 

Por Wellington Nascimento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui