segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Para que serve um eixo diferencial? O do seu caminhão, provavelmente, é Cummins Meritor

Quem está na estrada provavelmente já ouviu falar de eixo diferencial. Entretanto, o que muita gente não sabe é qual a função que esse eixo diferencial exerce no caminhão. E mais, o eixo diferencial do seu caminhão provavelmente é Cummins Meritor, e isso é ótimo para você. Continue lendo para entender.

 

Para que serve o eixo diferencial do seu caminhão?

Você já sabe que quem produz a força para mover o seu caminhão é o motor. Mas como a força do motor chega às rodas para que elas se movam? É aí que entra o eixo diferencial.

Quando o motor trabalha, ele faz girar o eixo cardan. Só que o eixo cardan leva o movimento para trás e não para os lados, onde estão as rodas. Esse eixo cardan então encontra o diferencial, esse sim responsável por “jogar para os lados” a força do motor e fazer com que ela chegue nas rodas.

Só que o diferencial tem ainda outra função. Que é ajudar o veículo a fazer curva. Pense em uma corrida de atletismo. Cada corredor ocupa uma raia na largada, mas depois de um tempo todos vão para a raia de dentro. Ou, quem está na de dentro começa mais pra trás, por quê? Porque o raio de giro dessa raia é menor que as de fora, então, quem corre por ali, chega mais rápido à linha de chegada.

Uma pista de corrida ilustra bem o trabalho queo diferencial precisa corrigir.
Quem corre pela raia de dentro sai mais de trás para não ter vantagem, já que a raia de dentro é menor. O mesmo ocorre na curva.

Agora imagine o seu caminhão fazendo uma curva. Uma das rodas vai fazer pelo “lado de fora” e outra pelo “lado de dentro”. Sendo assim, a de fora vai percorrer uma distância maior pra chegar ao fim da curva. E como fazer para que as duas rodas cheguem ao mesmo tempo no fim da curva se eles vão percorrer distâncias diferentes? Elas precisam estar a velocidades diferentes. A roda de fora, que vai percorrer uma distância maior, precisa ir mais rápido que a de dentro.

E como elas podem estar a velocidades diferentes se o motor só tem uma velocidade? É aí que entra o diferencial de novo. Seus mecanismos internos, planetário, satélites, cruzetas e outras peças dão esse balanço e garantem uma curva estável, evitando ainda o desgaste prematuro dos pneus.

 

Será que seu eixo diferencial é Cummins Meritor? Por que isso é bom?

A chance de o eixo diferencial do seu caminhão ser Cummins Meritor é grande porque a Cummins Meritor é líder no fornecimento de eixos e sistema de drivetrain para veículos comerciais e pesados.

A vantagem de ter um diferencial Cummins Meritor é saber que você está usando produtos fabricados com a melhor tecnologia disponível hoje no mercado e que passam por rigorosos processos de qualidade.

Diferencial de caminhão aberto com peças a mostra
Existem diversas peças dentro do diferencial

Dentro de um diferencial existem diversos componentes: coroa e pinhão, satélites, planetárias e cruzetas. Os satélites se ligam às planetárias por meio da cruzeta do diferencial para ajustar as velocidades dos semieixos nas curvas. As planetárias se ligam aos semieixos, responsáveis por girar as rodas. A Coroa e pinhão são duas engrenagens responsáveis por reduzir a velocidade vinda do motor e transferir o movimento que vem do cardan para as rodas.

Nós, do Pé na Estrada, visitamos a fábrica e vimos como cada peça é fabricada e montada. Você acredita que até a quantidade de parafusos e a força com que eles são apertados são controladas? Isso garante que nenhuma peça saia frouxa ou espanada. Ou seja, é mais confiança no processo de fabricação e segurança para quem vai dirigir.

 

E se uma peça dessa quebra?

Não tem problema. Além de fornecer eixos diferenciais de alta qualidade para fabricantes de caminhão, a Cummins Meritor é hoje uma das principais fabricantes de peças de reposição de eixos e diferenciais para veículos comerciais da América do Sul. Além disso, você ainda conta com suporte técnico especializado e atendimento diferenciado.

E se o mundo está caminhando de um futuro sem emissões de carbono, a Cummins Meritor está caminhando junto. A marca já trabalha com linhas de caminhões elétricos em todo o mundo e está pronta para essa realidade chegar ao Brasil.

Agora que você já sabe a importância do eixo diferencial para o seu caminhão e como a Cummins Meritor trabalha para ter peças de reposição com extrema qualidade, na hora da manutenção, a escolha já está feita. Se o eixo diferencial é Cummins Meritor, pode confiar e seguir tranquilo.

Para saber mais visite o Instagram da Cummins Meritor ou o site www.meritorbrasil.com.br.

 

Por Paula Toco para Cummins Meritor

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados