Paralisação chega ao fim com promessa de marcha para Brasília

ManifestaçõesParalisação chega ao fim com promessa de marcha para Brasília

Após 10 dias de mobilizações em praticamente todos os estados, a paralisação de caminhoneiros chega ao fim com várias conquistas, porém também com muitos motoristas frustrados e ceticismo em relação às promessas. Outro grupo fala ainda em uma marcha para Brasília.

 

Estamos no 11º dia da manifestação?

 

Não, segundo a Polícia Rodoviária Federal, não há mais pontos de mobilização em nenhum estado. Pelo Facebook, motoristas também relatam a volta para casa.

 

Tem marcha para Brasília?

 

Muita gente tem comentado sobre isso nas redes sociais. A ideia partiu de Wallace Landim, o Chorão, visto por muitos como um dos líderes durante as paralisações. Chorão afirmou que não conseguiu ser ouvido pela presidência durante os 10 dias de mobilização, mas que não desistiu. O pedido agora é para que motoristas terminem suas entregas e depois levem seus veículos para Brasília, a fim de fazer um protesto maior na cidade.

Existe um suposto vídeo circulando por Whatsapp e Facebook onde diversos caminhões aparecem em carreata, mas ainda não foi possível atestar a veracidade das informações e nem a data quando o vídeo foi gravado. Exceto por esse vídeo, não parecem haver outras mobilizações neste momento rumo a capital. Pelo Whatsapp e Facebook, motoristas discutem a possibilidade. 

Durante as paralisações, em um vídeo, Chorão explica as pautas pelas quais briga. Elas giram principalmente em torno do preço do diesel, gasolina, etanol e gás de cozinha. Não é possível, entretanto, ter certeza que a pauta continua a mesma.

 

Quando estarão valendo as reivindicações?

 

Algumas já entrarão em vigor, como o eixo erguido em diversos estados. Já os R$ 0,46 de desconto no diesel, a principal pauta, é esperada para chegar amanhã nas bombas. A ANTT também já soltou uma tabela de fretes, mas muitos ainda não entendem como ela funciona. A cota de 30% da Conab também já está valendo, porém, o processo é complexo e muitos ainda têm dúvidas. Nos próximos dias o Pé na Estrada fará reportagens especiais para explicar esses pontos.

 

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados