Em medida tomada na última terça-feira (19), o CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, decidiu aumentar o teor de biodiesel na mistura ao óleo diesel de 12% para 14% a partir de março de 2024.
Também ficou decidido que, em março de 2025, o teor subirá mais 1 ponto percentual, indo a 15%.
O aumento do biodiesel no diesel em 2024
Vale destacar que o cronograma anterior previa a mistura B14 para abril de 2025 e a B15 para 2026. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a expectativa é que, com a medida, seja evitada a emissão de 5 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, além da redução de cerca de R$ 7,2 bilhões com a importação de diesel fóssil.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirma que a ampliação do biodiesel na matriz energética diminui a dependência do Brasil da importação de óleo diesel e ajuda o país na descarbonização, além de estimular a agricultura nacional.
O CNPE também aprovou a suspensão temporária da importação de biodiesel, revertendo decisão do governo anterior. “Deliberamos junto com o aumento da mistura que fica suspensa a importação deliberada pela ANP até que um grupo de trabalho defina se essa é ou não a melhor estratégia nacional”, destaca o ministro.
Também foi criado grupo de trabalho para deliberar tecnicamente sobre a possibilidade de aumentar a mistura do álcool anidro na gasolina de 27,30% para 30%. A mudança é um dos eixos previstos no Projeto de Lei do Combustível do Futuro, apresentado pelo Ministério, e que está em tramitação no Congresso Nacional.
A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio) e a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) aprovaram as medidas tomadas pelo CNPE, citando uma possível organização e aumento em investimentos, além da aceleração do processo de descarbonização do transporte no Brasil.
Matéria – Mais biodiesel no diesel
E quais são as consequências desse aumento do biodiesel nos motores a diesel? Clique no vídeo abaixo e veja o que dizem donos de postos, principais alvos de reclamações quando o cargueiro começa a apresentar problemas. Conversamos também com um técnico que fala sobre outros fatores que aceleram a degradação do combustível, prejudicando o bom desempenho do motor.
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Por Daniel Santana com informações da Agência Brasil