A Prometeon, lançou na última semana sua nova linha de pneus radiais que possui a inovação tecnológica como base, trata-se da Serie 02. A fabricante se destaca pelo foco no desenvolvimento e produção de pneus para os segmentos de Caminhões, Ônibus, Agro e OTR.
O objetivo é atender os setores de transporte de pessoas, mercadorias e do agronegócio, contando com pneus de alta performance, maior vida útil e desempenho superior.
A nova linha para os pesados
Em 2024, serão oito novos produtos para o mercado nacional. Para a linha rodoviária, o R02 Proway. Ele apresenta boa autonomia e alto índice de reforma. Há a opção R02 Proway Steer, para eixos direcionais, livres e de tração moderada, com maior capacidade de carga e o R02 Proway Drive, para eixos trativos. Os primeiros da linha são 275/80R22.5 e 295/80R22.5.
O G02 On-Off Pro foi desenvolvido para aplicações On-Off, com maior resistência e durabilidade em percursos mistos de asfalto e terra. Novas tecnologias e o desenho da banda de rodagem que assegura a expulsão de pedras garantem ainda mais integridade do pneu.
Para essa aplicação, foram desenvolvidos o G02 On-Off Pro Multiaxle para eixos direcionais, livres e de tração moderada e para eixos trativos o G02 On-Off Pro Drive, com maior rendimento quilométrico, montagem bidirecional e mais tração até o fim da vida. Os primeiros produtos da linha R02 Proway são 12R22.5, 275/80R22.5 e 295/80R22.5.
Linha agrícola
Para a linha agrícola, os produtos da Série 02 entregam elevado desempenho para todas as aplicações. O AT02 com máxima tração e autolimpeza para uso em tratores e colheitadeiras, o H02 com alta capacidade de carga e baixa compactação para uso em colheitadeiras e o D02, desenvolvido especialmente para uso em tratores e colheitadeiras em solos alagados.
O maior destaque da Série 02 é a linha SX02, projetada para atender às necessidades dos mais modernos pulverizadores autopropelidos em todos os tipos de cultura. O SX02 foi projetado para trabalhar com alta flexão no flanco e sua tecnologia VF (Very High Flexion) permite carregar até 40% mais carga, com uma compactação do solo até 22% menor, quando comparado a um pneu padrão.
O pacote tecnológico proporciona ao produtor excelente desempenho, maior eficiência e maximização de seus resultados devido à maior proteção do solo e ao menor consumo de combustível. Os primeiros produtos da linha SX02 são: VF 380/90R46 CFO 173D e IF 380/90R46 168D.
Os diferenciais da nova linha Prometeon
Para todas essas melhorias, novas tecnologias foram desenvolvidas. Para o pacote de cinturas, a exclusiva tecnologia HRB que garante alta resistência e melhor contato do pneu com o solo, com fios de alta resistência HTB, com alta flexibilidade, integridade, resistência a impactos, deformações e oxidações da carcaça. Além da tecnologia SWiTe, onde uma cintura metálica sem emendas no sentido do giro que contribui para um desgaste mais regular, durabilidade e segurança.
No talão foi empregada a tecnologia COBe, que combina o friso de alta resistência com bordo reforçado, proporcionando mais flexibilidade e durabilidade, prolongando a vida útil da carcaça. A banda de rodagem conta com as tecnologias PROGEA, empregada nos compostos da banda de rodagem, proporcionando mais eficiência e segurança com menor impacto ao meio ambiente e tecnologia SSRP, que se refere ao novo perfil dos ombros que asseguram uma melhor pressão de contato com o solo e desgaste mais regular.
Pesquisa e Tecnologia na Serie 02
A Serie 02 da Prometeon consolida o que há de melhor em pesquisa e desenvolvimento de pneus no mundo, pois possui um polo de P&D no Brasil. O que garante o atendimento às necessidades do mercado nacional, e um polo de P&D na sua matriz em Milão, que compartilha as mais avançadas tecnologias, compostos e materiais. Os pneus, que já estão disponíveis no mercado nacional, estão sendo fabricados em Gravataí (RS) e em Santo André (SP), nas duas fábricas da Prometeon no Brasil, e é resultado de um investimento de mais de R$ 25 milhões.
Todos os pneus da Serie 02 trarão a marca Prometeon Engineered, demonstrando ser a linha de produtos totalmente desenvolvida com o conhecimento técnico da engenharia da Prometeon. Ao todo, foram seis anos de trabalho diário em um processo que teve mais de 2.500 pneus avaliados e que foram constantemente melhorados em mais de 180 milhões de quilômetros de testes.
Sobre a nova Serie 02, Ricardo Susini, CEO da Prometeon para a América Latina, fala: “A Serie 02 chega ao mercado como uma evolução natural da já bem-sucedida Serie 01. Desde o seu lançamento, em 2013, a Serie 01 demonstrou grande sucesso e aceitação por parte do mercado. Desde então, trabalhamos de forma incessante no desenvolvimento de uma nova linha de produtos que, agora, já está disponível para todos. Essa mesma evolução está acontecendo também para a nossa linha agrícola, para substituir as conceituadas linhas PHP:Series e PDR22. A Serie 02 apresenta ainda mais desempenho e performance e toda a linha de pneus agrícolas radiais será atualizada em 2024”.
Susini, aposta no sucesso da Serie 02 por ser preferência de mercado dentro das montadoras. Como também pelo foco da fabricação dos produtos ser em veículos comerciais. Além da produção para o mercado brasileiro, em especial para ônibus e caminhão, o CEO da Prometeon, ainda destaca a exportação, principalmente para os EUA.
Um pouco mais sobre o Grupo Prometeon
O Grupo de Pneus Prometeon é o único fabricante de pneus que se concentra inteiramente nos setores Industriais, nomeadamente os transportes de mercadorias e pessoas, Agro e OTR.
A Prometeon possui uma oferta multimarcas, com um portfólio de produtos que inclui PIRELLI, SESTANTE, FORMULA, PHAROS e ANTEO entre suas principais marcas. Embora a marca tenha origem na Pirelli, não possui mais relação com a fabricante desde 2017 e é especializada em pneus de caminhão, ônibus, tratores agrícolas e máquinas de construção.
Veja também: Venda de pneus em containers começa crescer
Por Thaís Corrêa com informações da Prometeon no Brasil
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.