Ele sempre é visto rodando nos filmes ou até mesmo em forma de desenho animado, mas na rua é difícil encontrar um. Trata-se de um raro caminhão de bombeiro arrematado por uma pechincha.
O modelo foi usado pelo corpo de bombeiros dos EUA e ficou um bom tempo parado na Pensilvânia, antes de ser comprado pelo revendedor que o colocou no leilão.
Raro caminhão de bombeiro é arrematado por pechincha
Todavia, o modelo até que está inteiro, ele foi produzido pela American LaFrance em 1939. É um Série 500, com acabamento em vermelho e equipado com um V12 a gasolina e uma transmissão manual de quatro velocidades.
Os recursos incluem luzes de trabalho dianteiras e traseiras, luzes de sinalização vermelhas, um carretel de mangueira traseiro e um painel de controle de bombeamento.
Quais foram os primeiros lances do leilão?
Os primeiros valores sugeridos para o arremate do caminhão partiram de mil dólares, um pouco a mais de R$ 5 mil.
Porém, o Série 500, não saiu facilmente no primeiro lance e contou com um pouco mais de 40 propostas. Logo, acabou sendo vendido por quatro mil e quatrocentos dólares, algo em torno de R$ 25 mil.
Entenda a marca American LaFrance
A American LaFrance foi fundada em 1873 e construiu aparelhos de combate a incêndio até 2014.
Portanto, teve unidades espalhadas por todos os EUA. Existem brinquedos que representam os caminhões de bombeiro.
Detalhes do caminhão de bombeiro
As rodas de 20″ são da cor da carroceria e estão calçadas com pneus Michelin 8.25-20 envelhecidos.
Os freios são a tambor nas quatro rodas e o caminhão roda em um eixo dianteiro sólido. Já o traseiro é duplo e com molas de lâmina.
O painel de controle da bomba possui um êmbolo de escorvamento, alavancas de válvula e duas descargas, bem como um tacômetro e medidores compostos da marca americana LaFrance para pressão de água e vácuo.
Os instrumentos são completos
O volante de três raios fica à frente de um velocímetro de 100 mph (aproximadamente 161 km/h) e de um tacômetro de 3.500 rpm.
Há também um medidor combinado para nível de combustível, pressão do óleo, amperagem e temperatura do líquido de arrefecimento.
O odômetro de cinco dígitos mostra 8 mil milhas. Mas a quilometragem total é desconhecida.
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Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.