Já esclarecemos por aqui alguns dos riscos do uso do aplicativo de GPS por motoristas de veículos de carga. Isso porque muitas dessas plataformas não possuem um mapeamento voltado para o carreteiro. Agora, o Waze, incluiu uma função que pode ajudar o caminhoneiro que conduz veículos elétricos. Isso porque, ele poderá encontrar eletropostos para recarga de caminhões elétricos em seu percurso.
Além disso, começou a tramitar em fevereiro no Senado Federal, um Projeto de Lei que obriga a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em postos de abastecimento de combustíveis. Veja em detalhes as duas informações.
Como essa função do aplicativo de GPS ajuda caminhoneiro?
A eletromobilidade já é uma realidade presente no transporte urbano e curtas distâncias. É natural que os sistemas de geolocalização se adaptem também a esse cenário. Com trânsito intenso nas grandes metrópoles, os veículos elétricos com maior autonomia não estão livres de eventualidades, como descarregamento ao longo do percurso. Por isso, é importante saber a localização de eletropostos para evitar tais problemas.
O aplicativo Waze, de mobilidade urbana, mapeou os postos de abastecimento de recarga de veículos elétricos do Brasil. Com isso, quando o motorista estiver em uma rota que possui um desses estabelecimentos, será avisado pelo app.
Essa função também pode ser personalizada, de modo a ajudar o condutor a econtrar postos de carregamento compatíveis com o modelos do veículo. Ou seja, o caminhoneiro se beneficiará porque poderá ter a disposição o sistema de carregamento específico para seu caminhão.
Como encontrar postos de recarga de caminhões pelo app
Para localizar eletropostos por meio desse aplicativo de GPS, o caminhoneiro precisará baixar o app em seu celular, por meio do Play Store (Android) ou App Store (iOS). Abra o aplicativo e siga os passos abaixo.
- Acesse o menu em “Configurações“
- Clique em “Detalhes do veículo“
- Selecione o tipo de veículo e marque a opção “Elétrico“
PL quer obrigar que postos de combustíveis tenham pontos de recarga para veículos elétricos
Em paralelo a essa notícia, tramita no Senado o Projeto de Lei 392/2023, que pretende obrigar que postos de abastecimento instalem pontos de recarga para veículos elétricos. O PL é de autoria da Senadora Eliziane Gama (PSD/MA), que justificou que os carros elétricos são uma tecnologia cada vez mais presente, sobretudo nas maiores cidades.
Segundo a parlamentar, a instalação de pontos de recarga rápidas de veículos elétricos em postos de abastecimento viria como uma forma do governo auxiliar nessa demanda de tornar o carro elétrico um sucesso.
Isso porque atenderia aos anseios em favor da redução do uso de hidrocarbonetos, ou combustíveis fósseis, e permitiria aos condutores trafegarem por rodovias federais sem enfrentar problemas com a autonomia dos veículos.
O texto do PL, no entanto, não esclarece se esses pontos de recarga serão para todos os tipos de veículos elétricos, incluindo os transporte de carga. Uma vez que já foi abordado por entidades e montadoras que um maiores desafios para evoluir com caminhões pesados e para longa distância com essa tecnologia é a infraestrutura. No ano passado, algumas distribuidoras de combustíveis até começaram a investir em eletropostos de recarga rápida.
Caso o PL seja sancionado, quem não implantar o ponto de recarga sofrerá aplicação de multa nos termos de regulamentação do setor de energia.
Tramitação
No momento, o PL aguarda despacho, ou seja, publicação. Após isso, terá que passar por aprovação de comissões da Câmara, pelo Senado, e por fim, irá ou não receber sanção da presidência da república.
Tá Rodando em Brasília
Tá rodando em Brasília é um boletim do Pé na Estrada que mostra os assuntos pertinentes ao mundo dos transportes, como projetos de lei que estão sendo discutidos na Câmara dos Deputados, Senado ou Presidência.
Todos os tópicos possuem links para que o leitor possa acessar diretamente a proposta e saber mais detalhes. Por fim, vale lembrar que todo cidadão pode e deve cobrar diretamente seus políticos quanto à aprovação ou não dos projetos.
Leia também: Com geração de energia solar, Entrevias mantém operação das “rodovias verdes.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Revista Caminhoneiro e Terra.