Registro de caminhoneiro terá validade indeterminada

O RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga) terá validade indeterminada a partir de 1º de setembro, próxima quinta-feira. A determinação consta na Resolução 5982 da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), publicada em 23 de junho deste ano. Antes da normativa, o registro tinha validade de 5 anos. 

Com a mudança na lei, os motoristas com documentos que estiverem com data de vencimento até 31 de agosto de 2022 estão aptos para continuar transportando cargas. Além disso, a data de validade dos registros será retirada automaticamente de todos os RNTRC que estiverem ativos. Isso significa que caminhoneiro não precisa fazer nenhum procedimento. 

O que acontece com o registro vencido?

A validade indeterminada não atinge o RNTRC que estiver vencido. Nesse caso, o transportador deverá realizar a revalidação do registro de modo digital pelo gov.br (clique aqui) ou em postos de atendimento. Lembrando que o cadastro regular é um dos requisitos para recebimento do BEm-Caminhoneiro. Para verificar a situação do seu RNTRC é só consultar neste link, é gratuito.

Como conseguir o RNTRC de forma gratuita?

Você sabe como conseguir o RNTRC gratuito? Paula Toco esclarece essa dúvida de forma rápida e objetiva em mais um dos vídeos do canal Trucão e Toco:

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados