O roubo de cargas no Brasil é um dos maiores desafios para a logística e para o transporte. Por isso, relatório mostra que ficou três vezes mais perigoso viajar à noite.
Para a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2024, o país perdeu R$ 1,2 bilhão em mercadorias roubadas.
Portanto, um relatório de “Análise de Roubo de Cargas”, elaborado pela nstech, empresa de software para logística, evidencia necessidade de atenção.
Os números mostram que o Sudeste segue liderando o ranking com 72% dos roubos, porém com queda de 5,8 p.p. em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Transportar à noite ficou três vezes mais perigoso
Outro dado importante está no fato dos assaltos continuarem ocorrendo na maioria à noite.
Em uma análise comparativa dos primeiros trimestres de 2023, 2024 e 2025, há um aumento expressivo dos prejuízos.
Ou seja, 15,6% em 2023 e 45,2% em 2025, mostrando que os criminosos estão atuando mais intensamente à noite.
A concentração de ocorrências no Sudeste, com 79,4% do prejuízo, especialmente em São Paulo (49,9%) e no Rio de Janeiro (18,5%), demonstra a vulnerabilidade na região.
O índice de roubos e assaltos por região
O estudo também analisou os primeiros trimestres de 2023, 2024 e 2025: a respeito das regiões, observa-se uma diminuição da concentração no Sudeste: de 83,2% em 2023 para 72% em 2025, indicando uma dispersão maior dos prejuízos para outras regiões.
Em contrapartida, nota-se aumento na vulnerabilidade do Nordeste e Sul: de 7,5% para 20,3% no Nordeste e de 4,6% para 7,6% no Sul na comparação entre 2023 e 2025, mostrando que essas regiões estão se tornando mais afetadas.
Cargas fracionadas são as mais visadas
Em 2025, os números, obtidos pelas gerenciadoras de risco, reforçam que as cargas fracionadas são as mais visadas, com 44,1% do prejuízo total no primeiro trimestre de 2025.
Produtos alimentícios compõem o segundo lugar do ranking com 36,6%. No mesmo período de 2024, o percentual foi de 24,5%. Já os eletrônicos representam 8,1% contra 4,5% do mesmo período de 2024.
Estudo também detalha períodos mais perigosos
No geral, as quintas-feiras foram as mais críticas para o transporte de cargas. Neste dia da semana, o Sudeste acumulou a maioria dos prejuízos, chegando a 74,5% do total.
Sobre a região dos roubos, as áreas urbanas ocupam a liderança do ranking com 29,1% dos prejuízos.
A posição se manteve, porém, o percentual caiu em relação ao primeiro trimestre de 2024, quando somava 39,9% do total sinistrado.
Rodovias com maior índice de roubos e assaltos
É na BR-316 que ocorreram 11,3% dos prejuízos por roubo de cargas no primeiro trimestre de 2025, diferentemente do padrão, os principais alvos foram as cargas de eletrônicos (44,8%), higiene e limpeza (36,8%) e defensivos agrícolas (18,4%).
A BR-116 também costuma aparecer entre as mais críticas para o transporte de cargas. No primeiro trimestre de 2025 ficou em segundo lugar entre as rodovias, com 8,3% do total, percentual abaixo do registrado em 2024 (9,7%). Os sinistros com cargas fracionadas somaram 73,2% do total.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.