Nas últimas semanas, anunciamos a chegada do Renault Kangoo, furgão na versão 1.6 SCE Flex, que agora, é lançado oficialmente no Brasil. O Pé na Estrada foi conferir a estreia desse novo veículo de carga.
Trata-se de um veículo de carga pensado para o micro e pequeno empreendedor que chega para competir com o Fiat Fiorino. Entre os diferenciais do novato estão: maior capacidade de carga, porta deslizante lateral, sistema de economia de combustível, conectividade, faróis com regulagem elétrica, entre outras.
Capacidade de carga e porta deslizante
O Renault se destaca no segmento por ser o único que possui porta lateral deslizante e por conseguir carregar até 750 kg, em um compartimento de carga de 3,3 metros cúbicos de capacidade.
O Kangoo tem 1.866 mm de comprimento de área de carga, largura máxima de 1.441 mm e altura de 1.226 mm no compartimento de carga, com portas assimétricas que abrem até 180º com sistema de trava à 90º para evitar fechamento de forma involuntária.
Internamente, o compartimento possui oito ganchos de fixação de carga no assoalho e laterais, bem como divisória de proteção entre a cabine e o compartimento de carga com escotilha. A largura de abertura das portas traseiras, de 1.172 mm é 11 cm superior à do principal concorrente, Fiat Fiorino.
A porta lateral, por sua vez, possui largura de abertura máxima de 717 mm por 1.046 mm de altura, permitindo ampla facilidade na carga e descarga. Sua abertura deslizante passou por ciclos de testes de 100 mil aberturas e fechamentos durante seu desenvolvimento, sem alteração da condição de funcionamento.
“A porta lateral deslizante, solução também presente no Kangoo E-Tech 100% elétrico e na Master, é um diferencial do Kangoo no segmento de furgões compactos, pois além de facilitar o acesso às cargas localizadas no fundo do compartimento de carga, permite que o operador realize a carga e descarga da calçada, com toda a segurança e rapidez”, explica Alex Dias, diretor de vendas a empresas da Renault do Brasil.
O modelo tem acabamento único, com preço sugerido de R$ 120.800.
Fabricação brasileira
O Kangoo é equipado com o motor 1.6 SCe Flex, fabricado no Brasil pela Horse, com transmissão manual de cinco velocidades. O veículo oferece a maior potência e torque do segmento, com 115 cv e 15,7 Nm.
Além disso, o Kangoo possui diversas ferramentas para auxiliar no consumo de combustível, como o Sistema GSI (Gear Shift Indicator) indicador de momento ideal de troca de marchas, que, se usado corretamente, pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo de combustível, além de aumentar a durabilidade do conjunto mecânico e a função ECO Mode. Para auxiliar o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia traz as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.
Na segurança o Kangoo traz diversos itens que tornam a condução mais segura, como Assistente de Partida em Rampa (HSA), Assistente de Frenagem de Emergência (AFU), Controle de Tração (TCS) e Estabilidade (ESP), além de freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD). Além disso, o Kangoo traz faróis com regulagem elétrica de altura e sensores de estacionamento traseiros.
Conforto e conectividade
Internamente, o Kangoo oferece uma cabine com conforto de veículo de passeio e robustez de um furgão. O ocupante encontra bancos ergonômicos individuais, ar-condicionado, vidros, retrovisores e travas elétricas, além de um sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, permitindo o espelhamento de mapas e rotas. Este item representa maior segurança e redução dos custos de multas atrelados ao uso do aparelho celular durante a condução.
Para permitir o alojamento de diferentes itens indispensáveis no dia a dia do operador, o Kangoo possui ainda 10 compartimentos para pequenos objetos, totalizando 33 litros de capacidade adicional, incluindo um largo compartimento na parte superior da cabine, com 12 litros de capacidade.
Graças ao entre-eixos de 2.812 mm, 96 mm superior ao do principal concorrente, o Kangoo permite um ótimo espaço para pernas, ombros e cabeça dos ocupantes.
Parceiro de negócio
A Renault, oferece parceria com o negócio do cliente e um competitivo custo de operação, com o menor custo de reparabilidade e o menor custo de manutenção. Em estudo interno da marca, o Kangoo oferece custo de reparabilidade em uma colisão frontal 23% menor que o seu principal concorrente, e cesta de peças 20% mais acessível.
Por conta do seu desenho funcional, desenvolvido no Renault Design Center LATAM, faróis e lanternas ficam em posição elevada, protegidos por robustos para-choques, enquanto a lateral possui proteção para pequenos impactos, o que reduz o custo em reparações.
No plano de revisões até os 60 mil km, o Kangoo possui um pacote de revisões 18% mais acessível que o do principal concorrente. Tudo isso se traduz em um custo de operação de apenas R$ 0,93 por quilômetro rodado, tendo como referência um ciclo de 60 mil quilômetros rodados em um ano.
Para se adequar ao perfil de diferentes clientes, a Renault possui sete transformadores homologados pelo o “Agrèment Renault”, um padrão global de certificação de qualidade da marca, que atesta os processos de transformação em veículos da marca.
Com os transformadores homologados Renault, o cliente mantém a garantia de fábrica para o veículo e pode utilizar toda a estrutura especializada da Rede PRO+ para revisões e manutenções de rotina.
Os veículos transformados pelas empresas certificados com o Agrèment Renault, tem a facilidade na hora de realizar o financiamento, já que o cliente fatura o veículo completo, evitando a realização de dois financiamentos e/ou negociação distintas – o do carro e o da adaptação.
Rede Pro+
Uma das vantagens oferecidas pela Renault em relação a sua linha de utilitários é o programa “Renault Pro+”, que possui tratamento especializado com foco nos comerciais leves da marca, incluindo desde a consultoria no momento da compra até a manutenção programada.
O “Renault Pro+” é formado por uma rede de 44 concessionárias credenciadas em 20 estados, além do Distrito Federal, com área específica, dedicada exclusivamente à exposição e à manutenção de veículos utilitários.
Com base em pesquisa com clientes profissionais tanto da Renault quanto de outras marcas concorrentes, foram extraídas as principais necessidades deste tipo de público, que são monitoradas constantemente pela montadora junto à rede de concessionárias.
Além disso, todas as 277 concessionárias da marca estão aptas a atender o cliente do Kangoo, com equipes treinadas pelo Renault Academy e com ampla disponibilidade de peças, graças ao armazém de peças da marca, localizado em Quatro Barras (PR), que possui 100% das peças de primeiro impacto do veículo e de manutenções regulares, prontas para envio imediato à qualquer local do Brasil.
Renault on Demand – Locação e preço
Além da versão única, Advanced, com preço de R$ 120.800 e duas opções de cores: branco Glacier e prata Etóile. O modelo também pode ser adquirido por meio do Renault on Demand, uma solução de mobilidade da Renault para o mercado brasileiro. São planos de assinatura customizáveis para que o cliente tenha sempre um Renault zero-quilômetro que atenda às suas necessidades com toda praticidade, segurança e conforto.
Com parcelas a partir de R$ 2.269, o plano inclui as revisões preventivas, troca de peças de desgaste natural, incluindo pneus, serviços de documentação, seguro completo e serviços de assistência 24 horas para sua comodidade. A contratação pode ser feita 100% on-line.
Além disso, por meio da Mobilize Financial Services, o cliente do Kangoo tem à disposição, além dos produtos financeiros, como o financiamento do veículo, os contratos Revisão + Fácil Pro e Manutenção + Fácil Pro. Para o lançamento do veículo, o cliente que contratar o financiamento com a Mobilize Financial Services, ainda poderá optar entre duas opções de benefícios adicionais: três primeiras revisões grátis ou R$ 2.000 reais em vale combustível.
Veja também: Conhecendo o Novo Kangoo E-tech – elétrico, 800 de carga e muita tecnologia
Por Thaís Corrêa, com informações da Renault Brasil
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.