quinta-feira, novembro 21, 2024

Rumo a emissão zero de poluentes, Cummins Brasil apresenta novidades para a Fenatran

LançamentosRumo a emissão zero de poluentes, Cummins Brasil apresenta novidades para a...

Focando na redução de gases poluentes gerados pelos motores, a Cummins Brasil em parceria com a Meritor, apresentou seu projeto “Destino ao Zero” para um futuro mais limpo. A fabricante revelou também quais serão suas novidades que estarão presentes na Fenatran em novembro.

O projeto “Destino ao Zero”

O Destino ao Zero é a estratégia de sustentabilidade da empresa para atingir zero emissão até 2050, reduzindo os impactos na qualidade do ar de seus produtos e os gases de efeito estufa (GEE). Neste sentido, a Cummins busca uma abordagem de caminho duplo: reduzir as emissões dos motores de combustão interna ao mesmo tempo em que investe em novos produtos de emissão zero, com investimentos anuais de cerca de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias futuras.

A empresa foca em quatro pilares para a redução:

  • Emissões mais baixas hoje;
  • Implementar a adoção do cliente a larga escala;
  • Redução de emissões: Do poço à roda;
  • Atingir as reduções até 2050.

O presidente da Cummins Brasil, Adriano Rishi, afirma que os investimentos não serão apenas para alimentar a descarbonização da indústria, mas também será importante para maior preservação do planeta devido às mudanças do clima. Ele ainda destacou como será o processo de transição ao Destino Zero:

“Vale salientar que o ritmo em direção ao Destino Zero será diferente nas diversas aplicações e regiões do mundo e os fatores determinantes deste processo de transição incluem descarbonização da fonte de energia e investimento em infraestrutura, desenvolvimento tecnológico de produtos, avanços regulatórios e necessidades e aceitação dos clientes.”

Parceria com a Meritor

Recentemente, a Cummins adquiriu a Meritor, fornecedora global de tecnologias de drivetrain, mobilidade, frenagem e powertrain elétrico. De acordo com a fabricante, a adição da Meritor é importante para fortalecer a linha de componentes de powertrain e permitirá o desenvolvimento acelerado de soluções de energia eletrificada.

Juntas pela primeira vez no País durante a Fenatran 2022, a Cummins e a Meritor pretendem avançar com rapidez no desenvolvimento de soluções de trem de força descarbonizado economicamente viáveis: 

“No Brasil, com a compra concluída, adicionamos sites como Osasco (SP) e Resende (RJ) e recebemos mais de 1,7 mil funcionários brasileiros da Meritor à nossa família. Estamos orgulhosos agora de termos quase 3 mil colaboradores no País para servir nossos clientes” […] “A aquisição da Meritor nos coloca em outro patamar no setor brasileiro de veículos pesados. Além de saltar do faturamento anual de R$ 3,5 bilhões para R$ 5,5 bilhões, quase 100% dos OEMs (fabricante de equipamentos originais) contam com alguma tecnologia da Cummins.”, afirma Rishi.

Novidades para a Fenatran

A Cummins também revelou quais serão suas novidades, já dentro do projeto Destino ao Zero, que serão expostas no estande da fabricante na Fenatran 2022.

B6.7 Single Module Euro VI:

B6.7 Single Module Euro VI:
Divulgação: Cummins

A motorização B6.7 com pós-tratamento Single Module será exibida nesta edição da Fenatran como parte integrante de uma plataforma completa de motores eletrônicos Euro VI (3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 litros) e os sistemas para redução de emissões de escape Single e U Module, este desenvolvido para caminhões de alta potência (acima de 8.9 litros).

De acordo com a fabricante, as tecnologias projetadas pela Cummins Emission Solutions (CES) estão 60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas concorrentes que atendem ao mesmo nível de emissões. Ao todo, os investimentos da Cummins no projeto Euro VI no País já somam R$ 170 milhões. Com as transformações tecnológicas da Cummins para o atendimento às normas do Conama P8 houve uma redução de cerca de 77% de NOx e de aproximadamente 66% de material particulado (do Euro V para Euro VI).

L9 com TWC:

B6.7 Single Module Euro VI:
Divulgação: Cummins

O motor a gás exibido na feira fará parte integrante de uma gama de motores Euro VI a gás (6.7, 9 e 15 litros), e virá pronto para operar com GNV e biometano. Os motores a gás da Cummins pretendem proporcionar redução de cerca de 80% na emissão de partículas, 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% de emissão dos gases de efeito estufa comparado aos modelos a Diesel Euro V. 

Além disso, o L9 será apresentado com o sistema de pós-tratamento dedicado denominado Three Way Catalyst (TWC). Projetado pela CES, o dispositivo está disponível em duas configurações – horizontal e vertical – para maior adequação aos projetos dos clientes. Segundo a Cummins, o conjunto catalisador TWC é um sistema mais compacto, com menos itens como bomba, tanque, injetor de Arla, linhas de Arla e de coolant, já que não requer o uso deste agente de ureia.

Cummins Meritor 14Xe e 17Xe:

  • 17Xe:
Cummins Meritor 17Xe
Cummins Meritor 17Xe. Divulgação: Cummins

Os eixos elétricos também integram o portfólio de soluções de descarbonização da Cummins nesta edição da Fenatran. Apresentado pela primeira vez no País, o conceito do eixo elétrico 17Xe foi projetado para todas as configurações dos caminhões pesados e traz capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado na versão solo, de acordo com a aplicação. Ainda em fases de testes, o novo 17Xe chegará com um novo design e poderá, segundo a fabricante, ser capaz de proporcionar alta densidade de energia, de até 430 kW de potência contínua. O início de fabricação está previsto para 2025, em Lindesberg, na Suécia.

  • 14Xe:
Cummins Meritor 14Xe
Cummins Meritor 14Xe. Divulgação: Cummins

Produzido desde o início do ano em Asheville, na Carolina do Norte, nos EUA, o 14Xe foi desenvolvido para equipar caminhões entre 12t e 24t de Peso Bruto Total (PBT). O design do eixo elétrico 14Xe pretende garantir maior eficiência, desempenho e economia de peso. Derivado do eixo 14X, o e-Powertrain mantém a mesma interface de suspensão e contempla versões de hardware para facilitar a integração veicular, de acordo com a estratégia dos OEM.

X15H:

X15H:
Divulgação: Cummins

Ao oferecer o potencial de levar energia de hidrogênio de carbono zero para caminhões de longa distância de até 44t, com potência máxima de 530 hp (395 kW) e um pico de torque de 2.600 Nm, o conceito do motor Cummins X15H chega ao Brasil durante o evento. 

A fabricante estima que um caminhão pesado, com um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade e alimentado pelo X15H, ofereça um alcance operacional potencial de mais de 1 mil km. De acordo com as previsões da Cummins, o motor a combustão interna a hidrogênio deve chegar ao mercado global em 2026.

A nova geração do X15H é derivada da plataforma agnóstica de combustível, que busca oferecer benefícios de uma arquitetura de base comum e capacidade de combustível de baixo a zero carbono. O fuel-agnostic para a transição energética, em fase de desenvolvimento pela Unidade de Negócios de Motores da Cummins, prevê a fabricação do motor 6.7 para Diesel, gás, hidrogênio, propano e gasolina e os motores de 10 e 15 litros projetados para Diesel e gás e hidrogênio. 

De acordo com o presidente Rishi, “Nossa previsão é que esta inovação da Cummins protagonize de forma inteligente, pois foi desenvolvida para substituir um motor Diesel, mantendo o mesmo powertrain, utilizando ainda tecnologias com as quais OEMs, gerentes de frota e operadores estão familiarizados”.

Inovações da Fenatran 2019

Na última edição da Fenatran em 2019, conhecemos algumas inovações ligadas a relatórios de gerenciamento de frota e uma conta bancária criada pela Target especialmente para o caminhoneiro. Confira no vídeo abaixo.

E você já sabe: A cobertura da Fenatran 2022 é no Pé Na Estrada!!!

Veja Também: Transporte sustentável avança, mas cadeia dos veículos pesados ainda enfrenta desafios

Por Daniel Santana com informações da Cummins Brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados