No próximo sábado, 2 de julho, a Scania completa 65 anos no Brasil. Como parte das ações festivas promovidas pela montadora sueca, chega ao mercado a Edição Comemorativa de 65 anos no país. O veículo só terá 265 modelos à venda.
Características Gerais
A Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil está disponível nos modelos pesados RH 450 4×2 e 6×2, de 450 cavalos de potência, e RH 540 6×4, de 540 cavalos. Os motores de ambos são de 13 litros Euro 5 que desenvolvem torques respectivos de 2.350Nm entre 1.000-1.300 rpm e de 2.700Nm entre 1.000-1.350 rpm.
Além disso, o caminhão está equipado com teto alto e conta com defletores, saia lateral e pintura na cor Nardo Gray exclusiva e customizada na saia lateral, nos paralamas e retrovisores. Os faróis de milha no teto e na grade, a geladeira, os faróis H7, climatizador e as rodas de aço preta, além do Pacote Clássico (customizável), completam os itens da edição especial.
O diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, destacou o design do veículo:
“A identidade visual escolhida explora grafismos diferenciados, que valorizam as linhas do caminhão em comunhão com o design e a aerodinâmica da cabine, e trazem uma sensação de movimento […] Pela primeira vez, adesivamos a grade dianteira e o resultado ficou magnífico.”
Pacote de serviços para aumentar a disponibilidade
Segundo informações da Scania, se o cliente adquirir a edição comemorativa e contratar o programa de manutenção Scania Standard Flexível, as manutenções preventivas vão estar incluídas na venda, com preço sem variações durante os anos de vigência, e o kit disponibilidade especial.
O kit contempla a cobertura por quatro anos de manutenção preventiva e corretiva do trem de força (apenas peças banhadas a óleo do motor, caixa de câmbios e do diferencial), Control Tower (gestão da eficiência e processos em todas as oficinas da rede Scania), FIT Uptime (relatórios de disponibilidade do veículo, de performance e potencial de economia de combustível) e Pacote Desempenho de conectividade, com dados dos veículos e estilo de condução dos motoristas. O valor do pacote de 65 anos é R$ 35 mil.
Soluções financeiras para facilitar a compra
As 265 unidades disponíveis do pesado também dispõem de condições exclusivas do Serviços Financeiros Scania. De acordo com a montadora, com o financiamento via Scania Banco, o cliente só pagará a primeira parcela em 2023 (sujeito à aprovação de crédito). São seis meses de carência e sem parcelas intermediárias (modalidade CDC).
Pela Scania Corretora de Seguros, o modelo poderá ser adquirido com desconto de 12% no prêmio do seguro e parcelamento em 10x sem juros. Já o Scania Consórcio, em comemoração aos 40 anos de sua fundação também em 2022, irá oferecer um desconto de 1,5% na taxa de administração para quem adquirir uma cota.
Silvio Munhoz ainda destacou as modalidades de compra da Edição Comemorativa e os prazos de entrega aos clientes:
“Teremos duas opções de compra. Além da tradicional venda do produto personalizado, clientes que já tenham caminhões programados e faturados para serem entregues entre setembro e dezembro poderão transformá-lo em 65 anos (Edição Comemorativa). Basta ajustar os valores com a concessionária”.
O futuro da montadora: Foco em sustentabilidade
Seguindo a linha de menos poluição nos próximos anos, assim como outras montadoras, a Scania vem focando na descarbonização e em outras medidas mais sustentáveis para os seus veículos.
● Proconve P8
Como já falamos algumas vezes aqui no Pé Na Estrada, a partir de 2023 entra em vigência a etapa P8 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) no Brasil, equivalente à tecnologia Euro 6, vigente na Europa desde 2014. A Scania afirma que seus motores a gás e biometano, tecnicamente, já atendem aos níveis de emissões de poluentes do Proconve P8 (Euro 6).
● Testes em elétricos
Outra novidade anunciada recentemente pela Scania é a presença de dois veículos elétricos na planta de São Bernardo do Campo, para testes. Um ônibus movido a bateria elétrica (BEV), que está sendo usado unicamente pela equipe de engenharia nacional e funciona como uma espécie de ônibus-escola. O ônibus protótipo passa por testes, ajustes e adaptações às condições climáticas severas e topografia brasileiras. O outro veículo é um caminhão elétrico, que também será usado por equipes brasileiras para testes semelhantes.
● Estudo Net Zero 2050
A Scania desenvolveu juntamente com a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas e a Bain & Company o estudo “Transporte Comercial net-zero 2050: caminhos para a descarbonização do modal Rodoviário no Brasil”. O documento traz possíveis cenários para o país avançar na descarbonização do setor.
Um dos destaques do estudo é o fato de que para a equação brasileira será preciso incorporar todas as tecnologias existentes para fazer frente à meta zero carbono. Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, destaca esse ponto do estudo e aponta avanços necessários para a descarbonização no país:
“A demanda de energia gerada por caminhões e ônibus no Brasil precisará ser atendida por um ‘mix’ de tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento, devido a uma série de variantes como a matriz energética e a vocação do país, infraestrutura, regulamentação necessária, necessidade de renovação de frotas, entre outras necessidades. O futuro do nosso transporte rodoviário será eclético”.
Por Daniel Santana com informações da Scania Assessoria