Nesta sexta-feira (26), a Scania convocou jornalistas do meio de transporte de carga para apresentar o novo presidente da montadora no Brasil, Simone Montagna. Durante a coletiva, a fabricante também lançou a linha Scania Plus de caminhões, veículos de linha intermediária direcionados apenas para o mercado brasileiro.
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Linha de caminhões Scania Plus
Por conta do cenário econômico de vendas e buscando aumentar o acesso de frotistas ao veículos da linha EURO 6/ PROCONVE P8, a Scania lançou a linha de caminhões Scania Plus. São três modelos, R450 cavalos em 4X2 e 6X2 e R540 em 6X4.
Esses veículos já existiam na versão EURO 5, e a Scania adaptou para o sistema de pós-tratamento do EURO 6. Segundo Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções de Transporte, os modelos Plus apresentam cerca de 22% de eficiência energética, 2% a mais que os equivalentes da linha anterior e 6% a menos do que os equivalentes da linha Super (28%).
Com isso, a montadora conseguiu colocar no mercado um caminhão com motor das linhas anteriores que já apresentam tecnologia superior à média do mercado, segundo representantes, mas com um preço de cerca de 8% abaixo da linha nova, Super.
Nucci aponta que um modelo Plus R450 cv 6X2, sem impostos e opcionais, teria um custo estimado em R$ 920 mil, enquanto o 460 Super 6X2, R$ 1.050 mil. Ele explica que, embora pareça pouca diferença, para o frotista pode ter um peso relevante.
Estratégia de mercado
Segundo Nucci, os veículos foram desenvolvidos para o mercado brasileiro e a partir da demanda desses consumidores, que foram questionados sobre suas necessidades. Ele aponta que quando a linha Super foi lançada na Fenatran 2022, teve uma boa aceitação, tanto que já foram vendidas 4 mil unidades.
Contudo, a equipe observou que a tecnologia impactou na questão de custo de aquisição. Logo, como o cenário de vendas de caminhões não seguiu o esperado, a fabricante resolveu lançar a linha Scania Plus.
O representante reforço que a linha Super não compete diretamente com a linha Plus. Isso porque a primeira tende a ser alvo do agronegócio que se mantém estável e com perspectivas de crescimento, o que faz com que os interessados paguem o valor por uma tecnologia superior.
Já a linha Plus pretende atender principalmente ao setor industrial, mais afetado pela crise do setor automobilístico onde, portanto, diferença de valores para aquisição pode ser um diferencial neste momento.
Ainda, a linha é um diferencial que ficará no mercado pelos próximos 2 a 3 anos, tempo estimado de melhora no setor. Os caminhões também serão comercializados apenas no Brasil e a que não prospectam problemas de revenda futuramente, por ser um modelo com qualidade dos caminhões líder em vendas da montadora, mas já adaptados às normas de emissões.
Serviços Scania PRO
A Scania também anunciou que a partir do mês de junho substituirá o Programa de Manutenção Scania (PMS), que passará a ser chamado de Scania PRO. Além do nome, a montadora promete um conjunto de soluções mais conectada e sustentável para empresa, não apenas no sentido ambiental como econômico.
A mudança também partiu de pesquisa com consumidor sobre suas necessidades. Dentre as que surgiram estavam o menor tempo de parada em oficinas (disponibilidade) e personalização do monitoramento para as operações. Por meio dessa análise, Segundo Marcelo Montanha, Diretor de Serviços da Scania, a montadora desenvolveu três modelos de cobertura:
- Control, com cobertura estendida de três anos para trem de força de caminhões novos, manutenção avulsa em qualquer Casa Scania, com foco em redução de custos por meio da gestão inteligente dessas manutenções;
- Personal, com cobertura estendida de três anos para trem de força de caminhões novos, manutenção preventiva de determinados itens e com foco em personalização para aumentar a disponibilidade;
- Premium, com cobertura estendida completa de quatro anos do trem de força de caminhão novo, manutenção preventiva e corretiva de diversos itens, com foco em máxima disponibilidade.
O novo presidente da Scania Caminhões no Brasil
A Scania apresentou o novo presidente, Simone Montagna, que assumiu o cargo desde março deste ano. Durante a coletiva, ele contou um pouco de sua trajetória de mais de 20 anos na empresa, onde ocupou cargos de diretor de serviços financeiros e operações comerciais na Itália, Rússia e no Brasil.
O italiano também destacou a paixão pelo Brasil. Segundo o CEO, sua intenção é manter a excelência da Scania como líder em transporte sustentável no mundo durante os próximos 5 anos de gestão.
Por Jacqueline Maria da Silva.