A Scania anunciou investimento de R$ 2 bilhões, programados para ocorrer entre 2025 e 2028, para a produção de ônibus elétrico no primeiro trimestre de 2025 e para uma futura nova geração de motores e caminhões.
Scania vai investir R$ 2 bilhões para fazer ônibus elétrico
O presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, Christopher Podgorski, disse que o chassis elétrico para ônibus complementa as soluções já disponíveis ao lado dos motores a Gás, Biometano e o Biodiesel 100%.
Com a atualização, a planta de São Bernardo do Campo passa a ser a terceira da marca a produzir chassis para ônibus elétricos.
Veja mais: Marco legal para a produção do hidrogênio de baixo carbono é…
Os modelos são 4×2 e têm 12 metros de comprimento. Eles podem ser alimentados por até cinco conjuntos de baterias. A produção dos modelos movidos a diesel continuaram na mesma linha de montagem. A estratégia é que dos 11 fabricados diariamente, três sejam eletrificados.
Eletrificação da Scania no Brasil
A Scania está no Brasil desde 1957 e já produziu mais de 500 mil caminhões. Hoje ela produz 115 caminhões pesados e ônibus por dia. Os investimentos também serão concentrados no desenvolvimento de motores elétricos e movidos à biodiesel e biometano, em sintonia total com o programa Mover.
Saiba mais: Raízen admite aumento no tempo de descarga e diz que providências…
Recentemente, a Scania entregou os primeiros caminhões biodiesel puro (B100) ao conglomerado Amaggi. Dentro do pacote estão 100 unidades de caminhões Euro 6 movidos a B100.
Com o investimento, a companhia amplia a lista de montadoras que divulgaram aportes acima de 100 bilhões de reais. As empresas incluem fabricantes como BYD, Stellantis, General Motors e Hyundai.
Por Rodrigo Samy, com informações da Agência Brasil
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.