Você já reparou que tem uma letra D na sua CNH? Geralmente, as pessoas confundem esse D com a categoria e desconhecem o verdadeiro significado. Vamos conhecer o que significa a letra que está na maioria das Carteiras Nacionais de Habilitação.
O que significa o D na CNH?
A CNH tem muitos campos com informações que podem confundir o motorista, é o caso da Letra D que aparece do lado direito do campo ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Essa letra é diferente da D que indica a Categoria de Habilitação.
O “D” na CNH significa que ela é Definitiva, ou seja, que o motorista já é habilitado há mais de um ano. Caso a CNH não tenha essa letra D, terá, então, a letra “P”, que significa Permissão, isso quer dizer que você é um recém-habilitado e tem a permissão para dirigir com essa carteira apenas por um ano.
A letra D na CNH começou a aparacer no novo modelo de habilitação em junho de 2022. A mudança está na Resolução 886 do Contran que traz esse novo campo e algumas alterações na cara da habilitação, ou seja, quem tem o modelo antigo não tem esse campo específico com a letra D ou P.
Quanto tempo o D fica na minha CNH?
A letra de P de Permissão sai automaticamente e, assim, entra na D de Definitiva. Porém, vale destacar que a validade da CNH é de acordo com a idade, e acaba não tendo equivalência com o tempo de permissão. É importante ressaltar que o médico do Detran também pode interferir na validade da carteira.
A validade hoje da CNH está assim: motoristas com menos de 50 anos, a CNH é válida por 10 anos, motoristas com idade entre 50 e 69 anos, a CNH é válida por 5 anos e motoristas com 70 anos ou mais, a CNH é válida por 3 anos.
Veja mais: O dia em que o DETRAN resolveu que eu não enxergava
Também é importante lembrar como o motorista faz para passar do P para o D. O condutor conquista a CNH definitiva, com a letra D, após o período de teste de um ano. Isso ocorre porque as autoridades o consideram um motorista comum, mas que precisa tomar alguns cuidados extras para obter a habilitação definitiva.
- Dentre as exigências estão: Não cometer infrações graves, gravíssimas ou ser reincidente em infrações médias durante o período de validade da CNH provisória
- Esperar o prazo de 12 meses completos a partir da data de emissão da habilitação provisória
- Solicitar a migração para a CNH definitiva no Detran do estado em que a habilitação foi emitida.
Existem outras letras na CNH?
Esse campo indicará se a CNH é definitiva ou permitida, usando apenas as letras D e P, enquanto o campo de observações pode conter várias outras letras.
As observações servem para encontrar informações como obrigações e notificações sobre o condutor.
É comum ver, por exemplo, o EAR (Exerce Atividade Remunerada) obrigatórias para motoristas profissionais nas categorias C, D e E, mas que também podem estar presentes nas outras categorias, desde que o motorista pratique algum trabalho ao volante.
As 3 letrinhas do EAR são únicas, geralmente, nesse campo irá ter uma letra que define a especifidade. Uma das letras que é fácil de achar nas observações é a “A”, que significa o uso obrigatório de lentes corretivas.
Isso quer dizer que, se a autoridade de trânsito flagrar um motorista dirigindo sem óculos ou lentes de contato, ele estará cometendo uma infração gravíssima. Além da multa, o condutor leva 7 no prontuário e retenção do veículo até que outra pessoa habilitada chegue para conduzi-lo.
A matéria abaixo apresenta uma tabela completa com outras letras que você pode encontrar na CNH.
Entenda o que significam as letras e siglas nas observações da sua CNH
Tem mais dúvidas sobre a CNH? Envie um e-mail para o Pé na Estrada em: trucao@trucao.com.br que pode ser tema na próxima matéria.
Veja também: Você sabe quais informações a sua CNH revela sobre você? Conheça cada campo dela
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.