terça-feira, abril 30, 2024

Você sabe quais informações a sua CNH revela sobre você? Conheça cada campo dela

Todo motorista precisa ter uma carteira de habilitação. Todo motorista também sabe, ou imaginamos que saiba, que na habilitação você encontra foto, data de nascimento e número do CPF. Mas que outras informações constam na sua carteira? Você imaginava que, por exemplo, dá pra saber se você usa óculos só olhando a sua habilitação? Conheça cada campo da sua CNH e que informações ela revela sobre você.

A ordem apresentada abaixo segue a configuração da nova CNH, emitida a partir de junho de 2022. Se a sua for anterior, muitos campos são os mesmos, mas em outra ordem.

Informações gerais

campos nome, data da primeira habilitação e data e local de nascimento

O primeiro campo é fácil, traz seu nome e sobrenome. Em seguida vem a data da sua primeira habilitação, ou seja, quando você tirou a CNH pela primeira vez. Logo após vem seu local de nascimento.

Informações sobre a CNH

Campos data da emissão, validade, ACC e se é D, definitiva, ou P, permissão

 “Data de Emissão”, esse campo especifica quando foi emitida a sua CNH atual, por isso, em seguida, vem o campo “Validade”, que mostra até quando a sua CNH pode ser usada. Lembrando que você tem até 30 dias depois dessa data para dirigir legalmente. Após esse período é necessário renovar o documento.

Logo depois vem o campo ACC, que significa Autorização para Conduzir Ciclomotor. Ciclomotor é um veículo de duas ou três rodas com potência de até 50 cilindradas e velocidade máxima de até 50km/h. Quem tira carta para moto já tem essa permissão. Para os demais, é necessário solicitar licença ao Detran. Para a maior parte das pessoas, esse campo vem com uma tarja preta.

Na sequência vem uma letra, que pode ser P ou D. “P” é para quem está com a permissão, ou seja, tirou a CNH há menos de um ano. “D” é definitiva, ou seja, quem já é habilitado há mais de um ano.

Volta pra você

campos de documentos de identidade na CNH

Em seguida são duas informações sobre você. Primeiramente seu documento de identidade, ou seja, seu RG, considerando o órgão emissor, que geralmente é a SSP, Secretaria de Segurança Pública, e o estado onde foi emitido aquele documento.

O próximo campo é o seu CPF.

Volta pra sua CNH

Número de registro e categoria de habilitação da CNH

Em seguida vem “Nº Registro”, que é o número dessa CNH que você tem em mãos. Esse não é o número do seu Renach, que é o Registro Nacional de Condutores Habilitados. O Renach não muda, ele está atrelado a todo seu histórico como motorista e fica na outra metade da CNH. Já o “Nº Registro” muda a cada nova CNH emitida, seja na renovação ou seja uma segunda via porque você perdeu a primeira.

Logo após esse campo vem “CAT HAB”, que é a categoria para a qual você é habilitado. Em linhas gerais: A para motos, B para carros, C para caminhões, D para ônibus e E para veículos articulados, como carretas. Se você tem a A, ela vem em conjunto com outra letra, como AB ou AE.

nacionalidade e filiação CNH

Sua nacionalidade vem logo depois e, em seguida, nome dos genitores, dos pais.

foto, assinatura e numero espelho CNH

Sua assinatura vai abaixo da foto. Ao lado da foto tem o “número de espelho”, esse número é uma proteção contra fraudes da CNH e ele vai ser repetido na outra metade da carteira.

Informações na outra metade da sua CNH

desenhos que mostram para quais veículos o condutor está habilitado

Aqui muda bastante se a sua CNH é nova ou antiga. Na nova existem aqui diversos desenhos de combinações de veículos. Esses desenhos são para padronizar a CNH brasileira com a de outros países, como os europeus. Assim, quando um condutor brasileiro dirige em outro país, os agentes de trânsito desse país conseguem entender para quais veículos aquele condutor está habilitado.

Os campos que estão ou não preenchidos nesse espaço irão refletir as categorias de habilitação de cada condutor, ou seja, A, B, C, D ou E.

O campo da CNH que mais revela informações sobre você

CNH mostra a sigla EAR no campo de observações, mas quem é aposentado por invalidez não pode ter essa classificação.

Esse aqui é igual para todos os modelos de habilitação. O campo “Observações” da CNH é o que mais revela informações sobre você. É nesse campo que ficam as informações específicas, como necessidades especiais.

Por exemplo, nesse campo você pode encontrar a letra A. Essa letra A em nada tem a ver com a letra A da outra metade, que indica permissão para moto. Aqui, a letra A quer dizer que você precisa de óculos para conduzir. Ou seja, se o agente de trânsito te para, olha a sua CNH, te vê sem óculos e pergunta: por que você está dirigindo sem óculos? Não, ele não é vidente. A informação está na CNH.

Já a letra B quer dizer que você precisar usar prótese auditiva. Letra D é para quem só pode dirigir veículos automáticos. Outra muito comum é a letra W, que quer dizer aposentado por invalidez. Essa pessoa, por exemplo, não pode ser pega fazendo trabalho como motorista de aplicativo, táxi ou qualquer outra forma de profissão.

São muitas as possibilidades e você encontra a lista completa das letras nas CNH nesta matéria aqui. Entretanto, outra sigla muito comum é EAR. Isso quer dizer Exerce Atividade Remunerada. Essa sigla é obrigatória para todos que usam o veículo como profissão, como motoristas de táxi, caminhoneiros e até o pessoal do mototáxi ou delivery.

Nas CNHs antigas ainda é possível encontrar números nesse campo. Esses números indicavam os cursos que a pessoa fez, como curso MOPP ou de transporte de passageiros. Entretanto, essa informação não aparece mais nas novas CNHs, apenas diretamente no Renach. Veja aqui a lista completa do que significa cada número.

Demais informações

onde achar renach na CNH

Para terminar, abaixo do campo “Observações” você encontra a cidade e estado de registro da habilitação. À direita está a repetição do número do espelho. À esquerda estão a assinatura do emissor, um código de segurança e, abaixo dele, finalmente, o número do Renach.

Na parte de trás da CNH você encontra um QR Code. Esse código também foi feito para evitar fraudes.

E aí, você conhecia todas essas informações sobre a sua CNH? Sabia que ela dizia tanto sobre você? Conte pra gente e mande para outros amigos motoristas.

Por Paula Toco

 

7 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!! Paula Toco……Gostaria muito de ver também uma matéria sobre telemetria onde muitos condutores trabalham com a velocidades das vias e não são respeitado pelos outros condutores, jogando seus veúculos em cima na ultrapassagem e outras coisas a mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados