A Librelato, fabricante de implementos rodoviários de Santa Catarina, está comemorando 55 anos de estrada. A empresa começou com carrocerias carga-seca, como todo o mercado. Mas o mercado evoluiu e os implementos foram ficando cada vez mais específicos para cada aplicação. Quem está no mercado até hoje com certeza acompanhou a evolução e agora, para comemorar essa data, a empresa aposta no uso de aço inox no graneleiro e na chegada da telemetria para o implemento.
Telemetria para implemento
A telemetria já se provou muito importante nas operações de transporte. Entretanto, o uso da telemetria sempre foi restrito ao cavalo mecânico. Agora a Librelato tem, através de outra empresa do grupo, a SigaWay, uma ferramenta que monitora também as informações do implemento e combina essas informações com as do cavalo mecânico.
A telemetria consegue monitorar a temperatura e pressão de todos os pneus do conjunto, além disso, é capaz de acompanhar o nível de carga em cada eixo e combinar as informações de todos os veículos da frota.
É possível ainda acompanhar informações de implementos de outras marcas que firmaram parceria com a empresa. A Librelato ainda afirma que, hoje, quase todas as informações possíveis para o cavalo, também estão disponíveis para o implemento. Isso, inclusive, que a manutenção também migre para o quilômetro rodado, como aconteceu com o caminhão no passado.
Hoje, 25% dos produtos que saem da fábrica já saem com a telemetria ativada. Entretanto, a Librelato acredita que essa conectividade ainda está começando e vai trazer muitos outros benefícios no futuro.
A marca acredita que, nos próximos anos, a Inteligência Artificial poderá analisar dados de sinais de acidentes e outras variáveis para prever pontos de risco e medidas para minimizar acidentes. O que deve cooperar para a segurança do motorista e diminuir as perdas com sinistros.
Estrutura em aço inox
Outra novidade que a Librelato apresentou foi a liga de aço inox 410D, que será usada nas unidades comemorativas de 55 anos. Esse material é formato por uma liga de baixo carbono com adições de cromo e níquel e isso traz mais resistência a materiais corrosivos e abrasivos. Ou seja, a ideia é aumentar a vida útil do implemento que carrega fertilizantes, adubos e outros produtos que corroem o implemento.
Outros itens comemorativos
Além de oferecer a telemetria do implemento por um ano e de entregar o produto com a nova liga de aço inox, as 55 unidades graneleiras comemorativas ainda virão com rodas de alumínio, selo comemorativo, lona personalizada com acabamento metalizado e 4º eixo.
As Librelato vai comercializar as 55 unidades comemorativas no segundo semestre deste ano.
Por Paula Toco
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.