Turnê do Metallica será de caminhão elétrico e a hidrogênio

É natural associar as grandes turnês de shows com o uso de ônibus e caminhões, ambos sempre personalizados com uma bela imagem dos integrantes nas laterais.

Também é comum reviver histórias mais antigas e se colocar a bordo da famosa VW Kombi dos Beatles ou na van do Scooby-Doo.

Uma das bandas de heavy metal mais famosa do mundo, a Metallica, decidiu mudar um pouco essa história, mas mantendo a tradição dos grandes comboios.

Batizado a turnê de M72 World Tour, a banda Metallica exigiu que todo o transporte em grandes caminhões, que, até agora, funcionou em modelos com motores a combustão, fosse transformado em energia limpa.

Para tanto, o grupo de heavy metal fechou um acordo com a Iveco para a utilização de caminhões elétricos e com células de combustível a hidrogênio, para reduzir a pegada de carbono produzida durante toda a logística dos seus shows.

Iveco vai cuidar da frota limpa do Metallica 

O fabricante italiano de veículos pesados ​​fornecerá as unidades necessárias para esta tarefa. Um deles, é o Iveco S-eway. Ele usa uma bateria que o permite 500 quilômetros de autonomia.

Ainda não foi divulgado quais serão as unidades movidas a células de combustível de hidrogênio.

Na frota disponível ao Metallica também haverá a tecnologia FCEV que proporciona cerca de 800 quilômetros de autonomia por tanque.

Também estarão disponíveis o S-Way movido a GNV, com autonomia de 1.600 quilômetros.  Eles não são tão sustentáveis, porém menos agressivos que os a diesel.

A turnê começará no verão europeu. Enquanto a banda não toca, o Grupo Iveco se encarregou de customizar os caminhões para adaptá-los aos gostos e necessidades do Metallica e a tudo que envolve a logística das apresentações.

A intenção é ser mais sustentável e respeitar o meio ambiente, disse Gerrit Marx, diretor executivo do Metallica.

O M72 World Tour começa em maio e termina no fim de julho de 2024. Além de os caminhões, a Iveco disponibilizará carros elétricos para transportar convidado s e os participantes da equipe durante ensaios e os próprios shows.

Por Rodrigo Samy, com informações da Iveco 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados