Iveco apresenta a linha pesada S-Way, que chega com promessa de consumo de combustível 15% menor

Estamos a poucos dias da FENATRAN, a maior feira de transportes do Brasil, e as montadoras continuam apresentando suas novidades. Ontem (4 de novembro), a Iveco apresentou seu pesado Iveco S-Way com sistemas que prometem economia de até 15% de combustível comparado à família Hi-Way, que sai de linha.

Economia e eficiência vêm do novo motor FTP Cursor 13 Euro 6, produzido pela FTP Industrial e já adaptado às normas do PROCONVE P8/ EURO 6. Vamos ver os detalhes dessa nova família.

Iveco apresenta a linha pesada S-Way, que chega com promessa de consumo de combustível 15% menor
Iveco S-Way substitui a linha Hi-Way trazendo maior tecnologia e motor EURO 6.

Foto: Divulgação/ Iveco

Sistema de injeção e turbocompressor eletrônicos

O motor do veículo vem com sistema de injeção eletrônico, o Common Rail. Nele, a geração de pressão e a injeção do combustível são separadas. Com isso, a bomba consegue gerar alta pressão que fica disponível para todos os injetores por meio de um tubo distribuidor comum. 

Por meio de sensores instalados no motor, a pressão dos combustíveis pode ser controlada do início ao fim de modo eletrônico. Com isso, o sistema de injeção garante a quantidade certa do diesel para entrega da potência necessária e quase instantânea, independentemente se a rotação do motor está alta ou baixa. Isso proporciona melhor desempenho com baixo consumo de combustível e menor emissão de gases poluentes. 

O turbocompressor também é eletrônico, o e-VGT, que trabalha com seis cilindros e oferece mais potência e torque (força) em baixas rotações do motor. Possui controle da válvula de passagem dos gases que garante precisão no controle desse fluxo. Isso traz eficiência nas acelerações do motor, na retomada da velocidade e nas flutuações de pressão. 

Isso significa que o caminhão trabalha com melhor eficiência e produtividade nas aplicações pesadas para qual é designado. O motorista acaba sentido na dirigibilidade e no consumo de combustível.

Iveco apresenta a linha pesada S-Way, que chega com promessa de consumo de combustível 15% menor
Motor em EURO 6 com um único sistema de pós-tratamento de gases.

Foto: Divulgação/ Iveco

Modo de transmissão do S-Way

A redução do consumo de combustível em 15% também vem em decorrência do novo modelo de transmissão do Iveco S-Way, que foi desenvolvido com 18 novas funções de calibração. Dentre elas: 

  • EcoRoll, função de transmissão que assume a condição de neutro, se necessário;
  • PreVision, que trabalha em associação ao GPS permitindo a melhor opção para a troca de marchas com antecipação a topografia do terreno;
  • Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

Um único sistema de pós-tratamento de gases

O motor do Iveco S-Way tem o Cursor 13L direcionado a caminhões para aplicações pesadas e de longa distância, com PBT (peso bruto total) acima de 31 toneladas. A série Cursor não possui o sistema de recirculação de gases de escape, o EGR. O novo S-Way da Iveco vem apenas com o sistema de pós-tratamento de gases, o SCR, suficiente para dar conta desse processo, atendendo ao EURO 6.

Trata-se do Hi-eSCR, que utiliza sensores para controlar a dosagem da ureia, substância usada para transformar a fumaça em vapor de água. Com isso, ocorre uma diminuição significativa dos componentes resultantes da combustão e 98% de eficiência na conversão do óxido de nitrogênio, o gás nocivo desse processo, diminuindo a emissão de poluentes. A configuração diferenciada do Hi-eSCR foi patenteada pela FTP. 

Iveco apresenta a linha pesada S-Way, que chega com promessa de consumo de combustível 15% menor
Cabine possui sistemas que economizam 5% de combustível.

Foto: Divulgação/ Iveco

Aerodinâmica da cabine economiza até 5% de combustível 

O novo pesado da Iveco vem nas configurações do cabalo mecânico em 4×2 (450cv), 6X2 (480cv) e 6X4 (540cv).  Dentre outras características do novo modelo em EURO 6 estão: alerta de mudança de faixa; controle de cruzeiro adaptativo, usado para manter a velocidade; frenagem automática de emergência; freio motor em 4 estágios, o último chegando a 610 cavalos de potência, um ganho de 150cv em relação aos veículos Euro V da marca. 

Segundo a fabricante, 5% da economia de combustível é proveniente da aerodinâmica da própria cabine, ou seja, um terço do que é prometido pela fabricante com esse lançamento.

Além da economia, a nova cabine promete também: volante multifuncional; basculamento elétrico; sistemas que fornecem informações em tempo real para melhorar a performance do motorista; e aplicativo Way App, que permite controle de funções do caminhão, como abertura de portas, fechamento de janelas, regulagem do som e iluminação das cabines, entre outras.

Você pode conferir o design do Iveco S-Way no vídeo exclusivo que está no nosso Instagram (clique aqui).

Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release da Iveco.

1 COMENTÁRIO

  1. Atualmente sou motorista de fretamento rodoviário e também rodo de uber moto. Vou me especializar na área para instrutor Más tenho muita interesse em possuir um cavalinho

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