Venda de caminhões cresce 10% no acumulado de 2024

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os emplacamentos de veículos no geral cresceram por conta do impacto do crédito mais abundante e do melhor índice de confiança por parte dos consumidores e empresários, apresentando alta, tanto em junho como no acumulado do primeiro semestre de 2024.

Venda de caminhões cresce 10% no acumulado de 2024

Para a Federação, o segmento de caminhões continua reagindo bem aos diferentes impulsos da economia. Destaque para o agronegócio, construção civil, indústria e varejo. 

“Os emplacamentos de caminhões dependem do PIB, do crédito para financiamentos e do movimento da economia. Apesar dos números do ano passado terem sido abaixo das expectativas, 2024 vem sendo positivo. Esperamos um aquecimento ainda maior no segundo semestre”, explica Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Veja mais: Preço mais alto impede popularização de caminhões Euro 6 e P8

Em comparação com o mesmo junho de 2023, foram negociados 25,31% de unidades a mais. Total de 9.663 caminhões. O volume mensal em comparação a maio também foi superior em 3,25%. Já o acumulado do ano, do primeiro semestre de 2024, foi melhor em 10,20%, total de 55.457 contra 50.325 de 2023.

Ônibus reage, mas mantém acumulado negativo

O segmento de ônibus continua muito atrelado as vendas dos ônibus escola. Com isso, o acumulado do ano está 15% negativo quando comparado com o primeiro semestre de 2023 e 1,75% no mês a mês. 

Os implementos acompanharam a alta do caminhão. O volume cresceu 6% no acumulado e 5% em comparação com o mesmo mês do ano passado. 

Veja as previsões de vendas para 2024

Em função do desempenho positivo do mercado, a Fenabrave elevou a projeção para 12%, contra os 10% divulgados na primeira estimativa. Já no caso dos implementos, a opção foi por manter a previsão de crescimento em 10%, divulgada no começo do ano.

Por Rodrigo Samy, com informações da Fenabrave

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados