Via Brasil realiza operação-teste de praças de pedágio na BR-163/230/MT/PA

Após a inauguração dos serviços da BR-163/230/MT/PA, sob concessão da Via Brasil, que administra o trecho de mais de 1.000km entre Sinop (MT) e os portos de Miritituba (PA), teve início nas últimas semanas, especificamente no dia 14, as operações de teste das praças de pedágio de Cláudia e Guarantã do Norte, no Mato Grosso.

As operações-teste nas praças

A operação teve como objetivo verificar se os equipamentos, sistemas e recursos estão em conformidade para atendimento ao usuário da rodovia. A operação-teste ocorreu 24h por dia, até o último dia 20/12.

Usuários foram informados pelos painéis eletrônicos instalados próximos às praças a utilizarem as cabines de cobrança manual e as pistas automáticas, para aqueles que possuem TAG. A concessionária também orientou os usuários a obedecer a sinalização de segurança, reduzir a velocidade e manter distância segura do veículo da frente. Nessa operação de teste, não foram efetuadas cobranças.

O início oficial da cobrança de pedágio ainda requer autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT. A Agência afirma que vem acompanhando de perto a execução contratual, o cronograma das ações e todos os itens previstos no Programa de Exploração da Rodovia (PER).

BR-163/230/MT/PA

A BR-163/230/MT/PA é administrada pela Via Brasil desde 2022. O trecho é considerado o principal corredor para o escoamento da produção de grãos da região Centro-Oeste para o Norte.

Há alguns anos, a BR-163 era considerada intrafegável. A falta de pavimentação no trecho inviabilizava o acesso de caminhões na região. Nesse sentido, caminhoneiros chegaram a relatar que demoravam até 10 dias para concluir uma viagem pela BR-163. Veja mais na matéria abaixo:

Veja Também: Contran aprova a regulamentação do sistema free flow nas rodovias do país

Por Daniel Santana com informações da ANTT

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