Na última semana, a Volvo destacou que 2021 é o melhor ano da marca desde que se instalou no país. Segundo a montadora sueca, os resultados foram acima do esperado em relação à venda de caminhões pesados e na exportação de ônibus, mesmo com todas as dificuldades encontradas ao longo do ano.
Nesse sentido, a montadora ainda aproveitou o ensejo para anunciar que pretende realizar cerca de 1,5 bilhões de reais em investimentos no período de 2022/2025 em solo brasileiro. A princípio, os recursos serão voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Liderança em caminhões pesados
No segmento de caminhões em 2021, a Volvo foi líder na venda de pesados no país com 17.980 veículos unidades emplacadas. Logo, o pesado FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 unidades emplacadas. Outro destaque foi o desempenho em vendas da linha Volvo VM que cresceu 81% em emplacamentos, com 6.393 veículos comercializados. Ao todo, a Volvo teve 21.823 emplacamentos de caminhões no Brasil em 2021, totalizando um crescimento de 45,7% sobre 2020.
Além disso, houve recuperação em outros países da América Latina em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 caminhões entregues (crescimento de 62% sobre o ano anterior) e Chile, com 1.355 entregas (crescimento de 42%). Em suma, 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, alta de 43% em relação ao ano passado.
De acordo com a montadora sueca, os modelos FH, FM e FMX foram os grandes destaques da marca em 2021. Juntos, foram emplacadas 15.430 unidades das diversas versões da linha F. Além disso, a linha 2022 destes modelos foi totalmente renovada, com entregas iniciadas a partir do último mês de outubro.
O modelo VM, para operações locais, regionais e de média distância também obteve bons números. Dessa forma, foram 6.393 veículos comercializados em 2021, 81% a mais que no ano anterior. Segundo a Volvo, os destaques da linha foram o VM Light Mixer, para betoneiras leves e o VM City, para aplicações urbanas.
Crescimento em ônibus e aumento de exportações
Em relação ao mercado de ônibus, a Volvo obteve bons resultados principalmente no mercado externo. Nesse sentido, a divisão de ônibus entregou 1.080 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil.
Além disso, os 712 ônibus restantes foram exportados para toda a região hispânica da América Latina e vários países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil.
Focando em menores taxas de poluição nos ônibus, a Volvo destacou a inserção da marca na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (aceleração para uso de ônibus zero emissões). Logo, a iniciativa busca impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina. Nesse sentido, em janeiro de 2022 a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Segundo a montadora, ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, na Colômbia.
Já o mercado brasileiro de ônibus continuou sob impacto das limitações de deslocamento e viagens provocadas pela pandemia, tanto no segmento urbano, quanto no rodoviário. Assim, os destaques positivos da Volvo foram os veículos de fretamento, com 177 chassis emplacados. As entregas somaram ainda 128 chassis urbanos e 63 rodoviários, totalizando os 368 ônibus Volvo emplacados no Brasil no ano passado.
Financiamentos, seguros e comércio
De acordo com a montadora, a Volvo Financial Services encerrou 2021 com um recorde de R$ 4,5 bilhões em novos financiamentos, alta de 45% em relação a 2020. Logo, o Consórcio Volvo atingiu R$ 1,5 bilhão em novas vendas, a melhor marca em 30 anos, com um aumento de 20%.
Além disso, o volume de novos seguros e renovações, que atingiu R$ 118 milhões, superou os números de 2020 e de 2013, até então os melhores desempenhos históricos da Corretora Volvo. A carteira total de ativos gerenciados pela VSF alcançou R$ 12,5 bilhões, um crescimento de 36% frente aos R$ 9,3 bilhões do ano passado, incluindo-se aí os resultados do consórcio, Finame, CDC e Leasing.
Por fim, o Banco Volvo manteve boa participação nos negócios da empresa, financiando cerca de 40% dos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca.
O que diz a Volvo?
De acordo com Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, apesar de problemas como a falta de semicondutores e os efeitos da pandemia de Covid-19, os resultados da montadora foram bastante satisfatórios:
“O Brasil manteve a importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o melhor ano da história da marca no país”.
Nesse sentido, Lirmann ressalta o bom desempenho da Volvo e destaca os investimentos futuros da marca:
“O excepcional resultado de 2021 alimenta nossa confiança e compromisso para o futuro. Por isso, estamos renovando nosso ciclo de investimentos na América Latina […] Será um período de grandes transformações na indústria de transportes e a Volvo continuará trazendo muitas inovações em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos”.
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Por Daniel Santana com informações da Assessoria Volvo