Você sabe por que é necessário garantir segurança no transporte de cargas? Se você é do tipo que planeja a rota, faz a manutenção do caminhão com antecedência e não dá um passo na vida sem se programar, provavelmente já tem alguma noção sobre esse assunto. Agora, se você é do tipo que vive um dia de cada vez, acha que o caminhão nunca vai quebrar ou que “isso não vai acontecer com você”, então temos muito o que conversar.
Neste artigo, você tem 7 dicas para ter segurança no transporte rodoviário de cargas, afinal, é sempre bom reforçar, ou conhecer, caso você não tenha o hábito de se manter seguro nas viagens.
7 dicas de segurança no transporte de cargas:
Planejamento da rota com antecedência
Você é do tipo que reclama do planejamento de rota? Fazer o planejamento de rota com antecedência pode prevenir muitas coisas, além do estresse e de imprevistos. Alguns motoristas podem reclamar do planejamento de rota da transportadora por conta do caminho mais longo ou até por eles próprios conhecerem os “atalhos” que seriam na opinião melhores. Mas, planejar a rota é pensar no veículo e nas melhores vias que ele pode trafegar com foco na segurança e na legislação.
O plano de rota otimiza o tempo, evita imprevistos e garante que você realize seu trabalho da forma mais segura possível. Também é por essa estratégia que o caminhoneiro evita passar em vias proibidas ou entrar em ruas que não foram feitas para transitar um veículo de carga, por exemplo.
Na visão logística, planejar a rota é essencial para reduzir custos, optando por um trajeto com menos ou nenhum pedágio, alinhado com a economia de combustível. Os gestores das transportadoras também pensam nas condições da via, afinal, se o motorista percorrer estradas esburacadas, compromete tanto a saúde dele como a manutenção do caminhão.
Manutenção dos Veículos
A manutenção dos veículos desempenha papel importantíssimo na segurança do transporte de cargas, e todos já sabem que compensa mais realizar a manutenção preventiva do que a corretiva. A manutenção preventiva do seu cargueiro é importante para evitar falhas das peças e garantir uma rodagem segura e eficaz.

Manutenção correta do veículo inclui a troca de óleo no tempo correto, verificação de freios, pneus, suspensão e a drenagem do filtro racor, evitando os danos causados pelo biodiesel são alguns dos itens.
Segundo um site especializado em mecânica, são 4 tipos de manutenção em veículos:
1 – Manutenção detectiva
A manutenção detectiva tem o objetivo de investigar para encontrar falhas que não estão visíveis às equipes de operação e manutenção. Esse tipo de manutenção existe para garantir a segurança e bom funcionamento do veículo. O transportador faz essa manutenção para testar o uso a longo prazo do automóvel e garantir melhores condições.
2 – Manutenção Corretiva
Como o próprio nome indica, o caminhoneiro faz essa manutenção para corrigir problemas que já foram detectados no veículo. O proprietário realiza ela quando já existe algum tipo de desgaste no equipamento e provavelmente peças precisam ser substituídas. Os reparos são feitos sem planejamento, porque houve uma falha na manutenção preventiva.
3 – Manutenção Preventiva
O fabricante determina essa manutenção e informa sobre ela no Manual do Proprietário do Veículo. Geralmente é levado em consideração o tempo de uso e a quilometragem. Seu objetivo é avaliar a condição das peças e itens, a fim de evitar que alguma falha aconteça.
4 – Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva tem o objetivo de analisar o estado dos equipamentos. Essa ação é constante e visa indicar qual a vida útil de determinado equipamento ou peça. Ela é um processo que busca identificar sinais de fadiga das peças e que, em breve, podem apresentar problemas. Com ela, é possível antecipar as falhas e os principais pontos são a troca de óleo e de pastilhas, alinhamento e balanceamento do carro e calibragem dos pneus.
Uma frase que pode definir a manutenção corretiva é: “antes tarde do que nunca”, porém, é arriscado pensar assim. Quando se trata de segurança, você não pode bobear andando com o seu caminhão até o limite da peça ou do sistema e trocar apenas quando falhar.
Os responsáveis pela frota realizam as outras manutenções de forma investigativa ou com agendamento prévio, o que contribui mais para a segurança. Outro motivo que impacta bastante, principalmente, o Transportador Autônomo de Cargas (TAC) são os custos de uma para outra. Uma manutenção corretiva custa bem mais que uma manutenção preventiva, afinal, fazer a troca de todas as peças do motor é mais caro do que fazer a troca de óleo na quilometragem correta.
Além disso, existem seguros para o veículo que custeiam os danos causados em um acidente numa operação de transporte de cargas. O Seguro RC-V é um deles, já que é obrigatório desde 2023 ao transportar cargas.
O Seguro de Responsabilidade Civil do Veículo de Carga (RC-V) é uma cobertura de danos corporais e materiais causados a terceiros pelo veículo automotor utilizado no transporte. A Lei que dispõe sobre esse seguro na documentação do TRC é a nº 14.599, de 2023.
Rastreamento e monitoramento em tempo real
O rastreamento e monitoramento em tempo real são recursos tecnológicos e atuais que vieram para ajudar a segurança no transporte de cargas. As empresas preferem rastrear o veículo.
Esse recurso está sendo muito usado na telemetria veicular, uma tecnologia remota que inclui o monitoramento de velocidade, distância percorrida, tempos de parada e alguns até a manutenção do veículo.
E o que isso ajuda na segurança? Ter o veículo rastreado e monitorado a distância permite que as empresas tomem atitudes caso algo aconteça com o motorista. Isso porque, em caso de sequestro ou um acidente, a empresa pode localizar com mais facilidade o veículo. O nosso foco aqui é falar de segurança, entretanto, o rastreador apresenta outros benefícios, como melhorar a logística e controle da transportadora, tornando o seguro mais barato.
Segurança da carga dentro do caminhão
Como garantir a segurança da carga durante o transporte? A segurança da carga dentro do caminhão é um item também que não pode ficar de fora transportando qualquer produto.
Embora a legislação exija cursos apenas para o transporte de produtos perigosos, os motoristas também devem tratar qualquer tipo de carga com segurança.
Veja 2 cuidados necessários durante o processo de transporte de cargas:
Carroceria – amarração: Para quem tem um cargueiro aberto, é essencial que a carga esteja bem amarrada para não cair nada pelo caminho e causar um acidente. Existe o nó carioca, popularmente chamado, que é um nó fixo e fácil de desfazer. Mas, as amarrações dependem também do seu tipo de carga. Pois, ao invés de cordas, talvez seja necessário o uso de cintas com catracas, por exemplo.
Baú fechado: Em alguns baús como o sider, por exemplo, dependendo da carga, ela deve ser amarrada com cordas ou cintas para que em caso de alguma irregularidade no piso, a carga não tombe, rasgue a lona ou caia. Nesse tipo de baú, o transportador deve usar uma lona em bom estado, sem buracos ou ressecamento, para evitar vazamentos.
Falando nisso, no dia a dia no trecho, Pedro Trucão encontrou um parceiro de estrada amarrando a carga de cimento em seu baú. Veja como o caminhoneiro toma cuidado ao transportar a carga.
Temos muitos tipos de cargas e muitos tipos de carrocerias dentro do transporte rodoviário de cargas. O motorista deve checar os itens de segurança de cada modelo, como os do tanque, da plataforma (prancha) e de outros implementos que exigem atenção na hora de carregar o bruto.
Mas, ao falar de carga dentro do caminhão, é obrigatório respeitar um item essencial para a segurança no transporte: o PBT. O Peso Bruto Total não deve ser excedido para não ultrapassar o peso na Balança de Pesagem, e, principalmente, não comprometer sua vida.
O PBT ou peso por eixo é uma obrigatoriedade para transportar a quantidade permitida para seu veículo. Estar fora desses parâmetros, pode prejudicar os freios do caminhão, e consequentemente provocar um acidente.
Seguro para a carga
Transportar a carga com seguro é obrigatório e necessário, além de ser uma exigência do meio dos transportes para fazer o frete. O seguro para a carga é imprescindível não só para casos de furto e roubo, como também danos causados por terceiros em acidentes, ou danos da natureza.
E quando se trata de segurança, todos esses motivos são válidos, afinal, o seguro morreu de velho. Pensando na segurança do motorista, principalmente, é essencial que a carga esteja assegurada para evitar dores de cabeça na maioria das vezes dos autônomos. Porque, geralmente, esses profissionais arriscam suas vidas para proteger a carga em caso de sinistros e evitar punições, já que muitos perdem o emprego nessas situações.
Uma das exigências dos documentos necessários para o transporte de cargas é o RCTR-C. A Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas é o seguro obrigatório que deve ser providenciado pela transportadora. Além da obrigatoriedade, o seguro é fundamental para que a empresa não tenha prejuízos em caso de imprevistos com a carga, e garanta a segurança de todos.
Fora esse seguro, existe o RC-DC, diferentemente do RCTR-C que assegura a carga em caso de acidentes, o Seguro de Responsabilidade Civil de Desaparecimento de Cargas, garante a cobertura do valor protegido no caso de roubo ou furto da carga transportada. O RC-DC é obrigatório e deve ser adquirido junto ao RCTR-C.
Treinamento para motoristas
O treinamento para motoristas é a base para fazer um transporte seguro de carga, afinal de contas, é o profissional que deve ter o conhecimento de tudo que está transportando e como funciona sua ferramenta de trabalho. Embora hoje esteja um dilema entre falta de motoristas qualificados e motoristas sem experiência que querem trabalhar.
Ou seja, o mercado de trabalho sofre com a defasagem de profissionais treinados e não oferece prática para quem já é formado e não possui vivência. Bom, esse é um assunto que o Pé na Estrada vem tratando há muito tempo, mas voltando à segurança.
A segurança no transporte rodoviário de cargas quando se trata do treinamento do motorista diz respeito à prática de toda a teoria que ele teve na autoescola e nos cursos extras. Isso quer dizer que o motorista precisa ter noção de como realmente deve conduzir aquele tipo de carga.
O motorista profissional deve entender também os riscos que seu tipo de veículo apresenta no trânsito, dependendo do seu tipo de carga, o que fazer quando se envolver em um acidente. Além de conhecimentos básicos de mecânica do caminhão e, claro, como operar aquele veículo.
Algumas empresas de transporte levam a sério o treinamento de motoristas com aulas teóricas e práticas, tudo para que o motorista tenha uma direção segura, evite quebrar as peças do veículo e acompanhe as novas tecnologias. Veja como é o treinamento de motoristas em uma empresa de limpeza urbana de São Paulo na reportagem de Jaime Alves.
Segurança na estrada
A segurança na estrada é um tema bem extenso quando se trata de transporte de cargas e envolve todos os tópicos que passamos acima. Mas quando se trata de estrada, o principal alerta é não rodar acima do limite de velocidade. O excesso de confiança é um fator que pode comprometer muito a segurança na estrada, como não respeitar os limites de velocidades, deixar de lado os equipamentos obrigatórios e dirigir perigosamente.
Costuma-se pensar que respeitar a sinalização de trânsito serve apenas para evitar multas, mas, antes disso, os órgãos de trânsito criaram a norma com um propósito. A sinalização de velocidade de uma via, por exemplo, foi estudada por técnicos para que se percorra seguro, ainda mais quando estamos falando de um veículo de carga.
Os equipamentos de segurança obrigatórios, como o cinto, é outro item muito importante que garante a segurança do motorista na viagem.
Apesar de ser malvisto, os motoristas devem usar o dispositivo sempre que estiverem em movimento no cargueiro, pois ele é imprescindível para uma direção segura. Afinal, o cinto salva vidas!
Já a direção perigosa envolve também a falta de cuidados que falamos acima, como dirigir o veículo no acostamento e fazer ultrapassagens proibidas. No caso do caminhão, outro exemplo de direção perigosa é a famosa “quebra de asa”, que significa balançar a traseira do caminhão de um lado para o outro com risco de tombamento na pista.
No Maio Amarelo, um mês dedicado à segurança viária, preparamos uma matéria sobre segurança na estrada completa e rica em detalhes sobre esse assunto que é tão importante falarmos com os motoristas. Clique aqui e confira.
Como garantir a segurança da carga durante o transporte?
A segurança da carga durante o transporte também é a segurança do motorista, que, aliás, deve ser o foco de toda transportadora. A logística tem grande papel em garantir a segurança da carga, pois com o planejamento de rota com antecedência, rastreamento e monitoramento em tempo real, seguro da carga, treinamento do motorista, tudo isso impacta para que a carga chegue em segurança no destino.
Na lei, os documentos necessários para o transporte de carga garantem que a carga seja transportada com segurança. Essas formalidades fazem com que as empresas transportem com segurança, sem ultrapassar os limites do PBT do veículo, por exemplo.
Além do que falamos da segurança da carga dentro do caminhão, o motorista precisa ter conhecimento do que está transportando. Isso quer dizer em relação aos equipamentos de segurança para que o produto não caia no caminho e nem danifique. Transportar a carga com segurança também é respeitar os outros usuários da via e garantir sua própria integridade.
E você está seguro levando a carga? Comente aqui embaixo qual o seu método de segurança ao transportar uma carga.
Conclusão
A segurança no transporte de cargas é um assunto sério. Mesmo quando o caminhão não é o causador direto de um acidente, ele costuma estar envolvido em boa parte deles. Se a transportadora não prioriza a segurança do motorista, então é você quem deve começar a se preocupar com sua própria segurança — tanto na saída quanto na volta com o cargueiro.
Este artigo trouxe apenas 7 dicas para ajudar a manter você mais seguro, mas se souber de outras, compartilhe com os colegas e amigos. Afinal, com tantas tecnologias que os veículos oferecem hoje, ser caminhoneiro já deveria ser uma das profissões mais seguras do mundo.
Veja também: Carga e descarga de mercadorias por caminhoneiros: confira

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.