Já faz um tempo que só o que se fala no transporte é em eletrificação e veículos autônomos. Em sua grande maioria, as soluções elétricas são para veículos pequenos e as autônomas rodam em ambientes fechados. Não é o caso do T/pod, um caminhão médio que começou a rodar semana passada na Suécia. O T/pod é um caminhão sem cabine, mas não necessariamente sem motorista.
Caminhão sem cabine, mas com motorista
O T/pod foi criado pela startup sueca Einride. Em parceria com a empresa estatal alemã de logística, a DB Schenker, a startup desenvolveu um produto totalmente elétrico, que não emite poluição ao rodar e nem faz barulho. Ele também dispensa o motorista no local. Como a Suécia (e a Europa como um todo) vive uma fase de escassez desse tipo de mão de obra, com o T/pod, um único motorista pode controlar, de uma central, até dez caminhões de uma vez.
Na escala SAE, que vai de 0 a 5 e define o grau de autonomia de um veículo, o T/pod está no nível 4. O nível 0 corresponde a grande maioria dos veículos que temos hoje, com o motorista tomando todas as decisões. O nível 5 seria a autonomia completa, sem nenhuma interferência humana. Como o T/pod pode ser controlado a distância por um “motorista”, ele se encaixa no nível 4.
Rodando em áreas abertas
Assim como todos os veículos do gênero, o T/pod precisou fazer uma série de testes em áreas fechadas mas, em março, a Agência Sueca de Transporte concluiu que ele está apto a operar de acordo com as legislações de trânsito do país. A permissão é para que o veículo rode por áreas industriais, normalmente regiões com menor fluxo. O T/pod deve transitar em uma área fechada entre o centro de distribuição e o terminal de cargas da DB Schenker, na cidade de Jönköping, a 300km de Estocolmo.
Esse é o começo, mas a licença da Einride vai até dezembro de 2020. A meta da empresa é ter 200 T/pods na rua até lá, fazendo uma rota de 200 km que liga Gotemburgo a Helsingburgo.
Como garantir a segurança?
Além da pessoa que fica na central controlando o veículo, ele é equipado com uma série de radares, câmeras e sensores, que captam outros elementos ao redor do veículo a grande, média e curta distância.
T/log
Além do T/pod, a Einrise dispõe também do T/log, um caminhão também médio, porém com carroceria aberta e preparado para o trabalho fora de estrada.
Veja abaixo as principais características dos dois veículos.
T/pod
Capacidade de carga: 15 europaletes
Autonomia: 200 km
Velocidade máxima: 85 km/h (controlada eletronicamente)
Capacidade da bateria: 200kWh
Tamanho: 7 x 2,5 m
Peso Bruto Total: 26 toneladas
T/log
Capacidade de carga: 16 toneladas
Autonomia: 200 km
Velocidade máxima: 85 km/h (controlada eletronicamente)
Capacidade da bateria: 300kWh
Tamanho: 7,3 x 2,5 m
Peso Bruto Total: 26 toneladas
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
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