sexta-feira, novembro 22, 2024

VM com motor Volvo, economia de combustível e caixa I-shift de 7ª geração – O que você vai ver no estande da Volvo na Fenatran

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Fenatran chegando e as montadoras apresentando suas novidades para feira. Como todas, a Volvo mostra sua linha preparada para as regras de emissão Proconve P8, o famoso Euro 6 mas, além disso, a sueca traz nova geração da caixa I-shift, promessa de economia de combustível e o novo motor da linha VM, que deixa de ser MWM e passa a ser da própria Volvo.

    • Linha VM Euro 6 traz novo motor Volvo, visando maior potência e economia

Linha VM Euro 6 traz novo motor Volvo
Divulgação: Volvo

Chegando para atender à nova regulamentação de emissões Euro 6/Proconve P8 em 2023, a Volvo apresenta as novas versões da Linha VM. A montadora destaca que os modelos estão equipados com um novo motor de 8 litros, de fabricação própria da Volvo, e os caminhões receberam a nova transmissão I-Shift de 7ª geração, que também chega para o FH. A Montadora ainda aponta que as mudanças feitas para adequar o veículo ao Euro 6 geraram uma redução de até 10% no consumo de combustível da linha VM.

Motor Volvo

As novidades começam com o novo Volvo D8K, um motor de 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, substituindo o propulsor de 7 litros da geração anterior. A tecnologia se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações, quando se precisa de mais desempenho. A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente.

De acordo com informações da Volvo, a nova motorização pretende proporcionar alguns diferenciais, como melhor performance em maiores velocidades médias e freio-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, assim oferecendo maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e lonas de freio.

Há também novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. Nessa nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança que busca aumentar a economia de combustível.

I-Shift 7ª geração

Outra novidade dos novos VMs é a nova versão da renomada transmissão I-Shift, que chega à 7ª geração, a mesma que também passa a equipar os caminhões FH, FM e FMX Euro 6. A caixa recebeu inúmeros aprimoramentos que possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves.

A montadora promete inteligência maior, módulos eletrônicos novos e processamento mais rápido, e com isso a marca pretende gerar mais desempenho e menor consumo de combustível, além de melhor dirigibilidade e conforto para o motorista. A calibração da nova I-Shift foi desenvolvida pela engenharia brasileira, adequando-a para as condições locais de operação.

As melhorias também focam em outro benefício: nesta geração, o VM ganhou a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. A caixa I-Shift de 7ª geração tem sensores que medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga que o caminhão leva, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em aclives – tudo feito automaticamente, seja numa operação rodoviária ou vocacional.

Além disso, para maior produtividade e disponibilidade, a Volvo colocou novas relações de diferencial dos eixos traseiros e introduziu novas tomadas de força na transmissão I-Shift, para aumentar a versatilidade no trabalho de implementação. A transmissão manual de nove velocidades continua disponível como opcional ou para versões específicas, como o VM City.

I-Roll

O VM sai equipado agora com uma nova tecnologia, já presente na linha F, que possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade e sem comprometer a segurança. Chamada de I-Roll, essa função automaticamente coloca a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível. É uma banguela monitorada, sem riscos ao veículo.

Aceleração Inteligente no VM

O novo motor permitiu também a implantação da Aceleração Inteligente Volvo, uma tecnologia da montadora sueca que colabora para economizar combustível. Algoritmos projetados pelos engenheiros identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.

Modos de condução

Outra inovação foi a introdução do conceito de modos de condução para o VM. Agora, a linha tem novos modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários (Econômico e Performance) e dois para os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road). No Econômico, os softwares usam todos os recursos para economizar diesel, e no Performance, utilizam todas as funções para privilegiar o desempenho como, por exemplo, numa ultrapassagem. 

No Off Road, a inteligência atua concentrando a atuação para melhorar a dirigibilidade e a manobrabilidade, nas ocasiões em que se trafega em terrenos acidentados, fora de estrada, molhados ou em condições mais difíceis e severas.

Segurança

Segundo a Volvo, a Linha VM ganhou mais segurança. Além do novo freio motor, o VM tem agora freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão. Outra evolução foi equipar o VM com o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) um dispositivo de segurança ativa que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas. Além disso, a montadora introduziu o Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista. Os veículos da nova linha saem agora com um pacote completo de espelhos, incluindo o frontal e o de meio fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos, incluindo os vocacionais.

Novo painel de instrumentos

Internamente, a cabine está dotada de um novo e moderno painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução. Bastante interativo, traz muito mais informações para facilitar o trabalho do motorista, com dados sobre a condução, computador de bordo e manutenção.

VM Tractor Power

O VM cavalo-mecânico vem agora também na versão Tractor Power, equipado com motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4×2

VMX e VMX Max

VMX e VMX Max
Divulgação: Volvo

A Volvo também promoveu mudanças nos VMs off road. É uma nova família vocacional, composta pelos modelos VMX e VMX Max. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, além de possibilidade de escape vertical.

Além disso, a família VMX conta agora com o novo VMX MAX 6×4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Essa versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.

O Novo VMX MAX compartilha uma série de componentes com o consagrado caminhão pesado Volvo FMX, como caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, eixo traseiro com redução nos cubos, freios Z-CAM, suspensão traseira e viga do eixo dianteiro.

VMX e VMX Max
Divulgação: Volvo

Todas as novidades buscam aumento de produtividade, com maiores capacidade de carga, robustez e disponibilidade, além de pretender oferecer maior performance e segurança com o novo sistema de freios e a manutenção facilitada, por conta dos itens compartilhados.

  • Novo Volvo FH Euro 6 concilia redução de emissões e alto desempenho focando em maior economia

Novo Volvo FH Euro 6
Divulgação: Volvo

A Volvo também apresentou a nova linha de caminhões FH, FM e FMX. Os modelos 2023 chegam visando maior desempenho, economia e redução na emissão de gases poluentes, em linha com a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8. Segundo a montadora, com as inovações, o consumo de combustível pode ser até 8% menor em relação à geração atual, assim contribuindo para o aumento da rentabilidade do transportador.

Novo motor

O novo motor Volvo D13K Euro 6 será oferecido nas potências 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv. Segundo a marca, ele chega com componentes mais robustos, traz um novo sistema Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão e a tecnologia de combustão “Wave”, que pretende garantir uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e maior rendimento energético. São essas mudanças que devem garantir os 8% de economia de diesel prometidos, além de trazerem também a adequação ao Euro 6.

Novo turbo

Outra evolução é o novo turbo compressor que permite gerar torque máximo em rotações menores e é mais silencioso. Com as inovações agora introduzidas, é exatamente o mesmo motor que rodará aqui que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados globais.

Um aperfeiçoamento se deu nas áreas de segurança, performance e de manutenção. Agora o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores e modelos da linha F. Os novos caminhões Euro 6 mantêm todos os benefícios da geração anterior, incluindo as melhorias aerodinâmicas introduzidas recentemente no chamado Pacote Aero.

I-Shift de 7ª geração

I-Shift de 7ª geração
Divulgação: Volvo

 

Os novos caminhões Volvo Euro 6 estão equipados com uma nova caixa de câmbio I-Shift. Agora em sua 7ª geração, a transmissão da marca recebeu aprimoramentos que, segundo a montadora, resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas, na comparação com a versão anterior.

Tecnologias

Além disso, a Volvo manteve ou otimizou algumas das características técnicas já conhecidas entre transportadores e motoristas. É o caso da Aceleração Inteligente Volvo, que por meio de algoritmos desenvolvidos pela engenharia, identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa.

Outro dispositivo é o I-See pré-mapeado, que torna o veículo mais inteligente e conectado. Desde o início da viagem, o I-See pré-mapeado recebe as informações da estrada via conectividade e faz a gestão dos dados de topografia para gerenciar de forma mais eficiente o embalo, a aceleração, as trocas de marcha e o freio motor para economizar combustível.

Segurança

Todos os modelos rodoviários do Volvo FH Euro 6 trazem de série algumas tecnologias visando a proteção dos ocupantes dos caminhões e dos usuários das estradas, como os Freios eletrônicos EBS; Piloto Automático Adaptativo – agora de série para o FH rodoviário; a Frenagem de Emergência; ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade; o já citado VEB+, o sistema de freio motor, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder, agora de série em todos os motores da linha F; Controle de tração; o Bloqueio automático do diferencial; o Auxílio de partida em rampa e os Freios ABS

Serviços Financeiros

Os novos caminhões Volvo Euro 6, tanto a linha VM quanto a F, contam também com todos os serviços da Volvo Financial Services. A divisão financeira da marca oferece financiamentos, seguros e consórcio, além do novo serviço da Locadora Volvo.

Volvo na Fenatran 2019

A Fenatran 2022 está chegando e acontecerá entre os dias 7 e 11 de novembro no São Paulo Expo. Pra matar a saudade, clique no vídeo abaixo e veja quais foram os lançamentos da Volvo na última edição do evento em 2019:

 

Veja Também: Volvo pretende testar caminhões pesados movidos a hidrogênio verde nas estradas da Europa

Por Daniel Santana com informações da Assessoria Volvo

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