segunda-feira, junho 17, 2024

Volvo pretende testar caminhões pesados movidos a hidrogênio verde nas estradas da Europa

Após testes internos, a Volvo Trucks está programando a segunda fase do piloto com caminhões pesados elétricos movidos a hidrogênio verde. A ideia é avaliar os veículos em operações reais de transporte nas estradas públicas da Europa. Com isso, analisar as diferentes características da operação do caminhão e dirigibilidade, e adequá-los para transporte pesado de longa distância. Isso a partir de 2025, segundo a fabricante. 

“Acredito que os testes-piloto mostrarão o potencial para caminhões elétricos em rotas longas. Serão realizados em clima severo e nos darão uma grande oportunidade de dirigir com cargas pesadas, de até 65 toneladas”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo Trucks.

Vantagens dos caminhões movidos a hidrogênio verde

Os caminhões movidos à hidrogênio, que passarão por testes, usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 quilowatts de potência. Além disso, terão tempo para abastecimento menor que 15 minutos e autonomia de até 1.000 quilômetros, o que torna uma opção para regiões com dificuldade para recarga de baterias. As células de combustível geram a própria eletricidade por meio do hidrogênio, sem necessidade de recarregamento por fontes externas e emitem apenas vapor de água.

Apesar das vantagens, ainda existem desafios, especialmente na infraestrutura de abastecimento e no fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, proveniente de fontes renováveis, como eólica, hídrica e solar. No caso dos pilotos da Volvo, o abastecimento dos caminhões pesados será feito nas garagens das empresas selecionadas para os testes. 

A tecnologia com células de hidrogênio ainda está em início de desenvolvimento, mas a expectativa da empresa é que o fornecimento aumente nos próximos anos para favorecer o transporte pesado de longa distância. 

Assista também: Novidades em combustível de fonte renovável, o diesel de cana ou diesel verde

 

Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados