sexta-feira, novembro 22, 2024

Governo eleito prorroga isenção dos impostos do diesel por até um ano

LegislaçãoGoverno eleito prorroga isenção dos impostos do diesel por até um ano

Em março de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar 192/22. Apelidada de Lei dos Combustíveis, a norma estabeleceu a isenção dos impostos federais sobre o produto com o intuito de barrar novos aumentos de preço. A tarifação zerada teria validade até o fim do ano, ou seja, 31 de dezembro. Contudo, o governo eleito, prorrogou por mais 60 dias a isenção dos impostos do etanol e gasolina e do diesel, por mais um ano.  

Governo prorroga isenção por meio de Medida Provisória

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tomou posse do cargo neste domingo (1 de janeiro). Uma das primeiras medidas foi prorrogar a isenção dos impostos (PIS/ Cofins e Cide) dos combustíveis. Do etanol e gasolina, o prazo foi estendido por 60 dias, já do diesel, valerá por um ano. 

Nesse caso, o governo eleito não alterou a Lei dos Combustíveis, porque ela teria validade até o final de 2022. Para manter o benefício, lançou a MP (Medida Provisória), ainda sem número, que determina essa desoneração. Até final de dezembro, ainda não havia uma decisão do governo eleito sobre a manutenção da isenção do produto. 

Outras notícias sobre combustíveis 

Em 2022 trouxemos ums série de informações sobre as leis dos combustíveis e seus impactos no preço nas bombas. Mas outras notícias sobre combustíveis também foram destaques, veja na matéria sobre a retrospectiva 2022

Por Jacqueline Maria da Silva com informações Poder 360.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados