O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou recentemente a criação da Secretaria de Parcerias e Investimentos e o Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI-SP. As medidas têm como objetivo ampliar a quantidade de concessões de serviços públicos de transporte de passageiros à iniciativa privada. Além disso, o governo busca possibilitar a conclusão do Trecho Norte do Rodoanel e a execução do projeto Trem Intercidades.
Secretaria de Parcerias em Investimentos
No início de janeiro, antes da criação do PPI-SP, o governo de São Paulo fez uma reestruturação nas secretarias, substituindo a anterior de Transporte Metropolitanos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos.
Com a mudança, todos os contratos de trens, metrôs, ônibus, portos, aeroportos, rodovias, gás e saneamento, serão de responsabilidade desta pasta e não mais daquelas responsáveis pelos serviços citados. Logo, a concessão dos transportes rodoviário, aeroviário, coletivo e metroviário será de atribuição dessa secretaria.
Dentre os projetos em andamento e que devem passar por essa Secretaria estão: Concessão das linhas de ônibus rodoviários pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo); conclusão do Trecho Norte do Rodoanel; lançamento da licitação do Trem Intercidades (TIC), pensado inicialmente para ligar São Paulo, Campinas e Americana.
Tarcísio aproveitou sua viagem ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, para discutir com grupos empresariais e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a ampliação da malha ferroviária e aumento nas privatizações nessa área.
Trem Intercidades
O secretário escolhido, Rafael Benini, revelou em entrevista ao programa “Estúdio Alesp” que o projeto de Trem Intercidades pretende ligar Campinas a capital por meio de um trem de alta velocidade, com tempo de trajeto de 64 minutos. O investimento será de R$ 10 bilhões, sendo R$ 7 bilhões aporte do governo do estado de São Paulo. A estimativa é que o edital de concessão do Eixo Norte seja lançado até março e o leilão ocorra no segundo semestre desse ano.
Outro projeto, o Trem InterMetropolitano (TIM), também foi citado pelo secretário. Esse pretende ligar Francisco Morato até Campinas, passando por todas as cidades entre os dois municípios. O TIM tem previsão para ser concluído em 4 anos, já o TIC, em 7.
Obras do Rodoanel Norte
As obras do Rodoanel Norte começaram em 2013 e deveriam ser concluídas em 2014, mas houve um longo atraso. Em 2018, as obras sofreram uma paralisação que perdura até o momento, conforme registrado pela equipe do Pé Na Estrada em 2021 e este ano (assista aqui). Com a nova concessão firmada na gestão de Rodrigo Garcia, o prazo estipulado para término das obras é até 2025, ou seja, antes do final do mandato de Tarcísio de Freitas.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações do Diário do Transporte.