Dividido em seis lotes e mais de 3 mil quilômetros de extensão, o projeto de concessão de rodovias paranaenses teve um avanço nesta quinta-feira (19). O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador do Paraná, Ratinho Junior, estabeleceram que os editais serão por menor preço de tarifa mantendo o cronograma com a garantia de obras que melhorem a infraestrutura de transporte do estado.
No ano passado, você viu aqui no penaestrada.com.br que a realização do processo de concessão das estradas paranaenses havia sido adiada pela terceira vez. Na época, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) alegou que precisava responder a mais de 5 mil contribuições da população paranaense recebidas por meio de audiência pública.
Os trechos que serão concessionados
A concessão irá abranger mais de 3,3 mil quilômetros de pistas federais e estaduais, com duplicação de 1.782 quilômetros, mais de 600 faixas adicionais, terceira faixa e marginais, 10 contornos urbanos, ampliação de capacidade em quatro serras, inclusive com rampas de escape para caminhões e 11 áreas de descanso para caminhoneiros. A expectativa é que 620 mil empregos sejam gerados (indiretos, diretos e efeito-renda).
“O esforço é manter o cronograma e garantir o leilão por menor preço de tarifa mantendo o nosso cronograma com a garantia de obras que melhorem a infraestrutura de transportes do estado […] A gente espera conseguir encontrar um caminho para publicar este edital, que vai possibilitar um dos maiores leilões rodoviários do Brasil, o maior no momento, e assim impulsionar o desenvolvimento do Paraná”, afirmou Renan Filho.
Lotes da concessão
Dos seis lotes, os dois primeiros foram enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) durante a gestão do governo anterior. O lote 1 possui 473,1 quilômetros de extensão e é composto pelas BRs 277/373/376/476/PR e PRs 418/423/427.
Já o trecho 2, das BRs 153/277/369/PR e PRs 092/151/239/407/408/411/508/804/855, tem 604,16 quilômetros. Os outros quatro restantes ainda estão nas áreas técnicas do ministério e da ANTT.
Em novembro de 2021, o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), assumiu a conservação de 1.877 quilômetros de rodovias federais paranaenses, que antes eram administradas por seis diferentes concessionárias.
Por Daniel Santana com informações do Ministério da Infraestrutura