A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados debateu o projeto de construção de uma ponte que ligaria o Brasil à Bolívia. A audiência pública aconteceu na última terça-feira (25) na Comissão de Viação e Transportes, atendendo à solicitação do deputado federal Maurício Carvalho (União-RO) e subscrito pelo deputado Maurício Neves (PP-SP).
Por que a construção de uma ponte Brasil-Bolívia?
A ponte binacional ligaria Guarajá-Mirim (RO) e Guayaramerín (Bolívia) passando pelo rio Marmoré, que divide as duas cidades. Segundo os parlamentares envolvidos no projeto, seria fundamental para a exportação de produtos das regiões Norte e Sudeste do Brasil para Bolívia, Peru e Chile. Além disso, facilitaria a saída de mercadorias pelo Oceano Pacífico.
Representantes das esferas governamentais de Rondônia e de Guayaramerín, na Bolívia, foram convidados para o evento. Dentre eles, o diretor-geral substituto do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Fabrício Galvão; o governador de Rondônia, Marcos Rocha; o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz; e gestor de Guayaramerín, Angel Freddy Maimura Reina.
Ponte que liga Brasil à Bolívia é projeto antigo
A ideia de ligar as duas cidades já existe desde 1903 com o Tratado de Petrópolis, que definiu os limites territoriais do Brasil e da Bolívia. No segundo mandado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 2007-2010, a ideia foi retomada, mas não saiu do papel.
Em 2014, o projeto da ponte foi feito com custo estimado em R$ 135 milhões. Na reunião, O DNIT estimou que a licitação dessa obra ocorrerá em 2024, mas com um gasto previsto superior a R$ 300 milhões. Além disso, o órgão quer incluir o empreendimento em um pacote de infraestrutura do atual governo.
Tramitação
Não existem dados sobre número do projeto e tramitação. Por enquanto, ele será debatido entre os órgãos acima citados. Assim que houver mais informações, o Pé Na Estrada atualizará seus seguidores.
Tá Rodando em Brasília
Tá rodando em Brasília é um boletim do Pé na Estrada que mostra os assuntos pertinentes ao mundo dos transportes, como projetos de lei que estão sendo discutidos na Câmara dos Deputados, Senado ou Presidência.
Todos os tópicos possuem links para que o leitor possa acessar diretamente a proposta e saber mais detalhes. Por fim, vale lembrar que todo cidadão pode e deve cobrar diretamente seus políticos quanto à aprovação ou não dos projetos.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Câmara dos Deputados.