A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, publicou no Diário Oficial da União da terça-feira (1/8) a Deliberação nº 235, que aprova o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) aplicável ao trecho concedido da BR-116/376/PR e BR-101/SC, trecho Curitiba – Florianópolis, explorados pela concessionária Autopista Litoral Sul S/A.
O reajuste indicou o percentual positivo de 5,77%, correspondente à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A publicação altera, após o arredondamento, a Tarifa Básica de Pedágio para a categoria de veículo 1, de R$ 4,70 para R$ 4,90, nas praças de pedágio:
A publicação atualiza a Tarifa Básica de Pedágio nas praças de pedágio P1, em São José dos Pinhais/PR, P2, em Garuva/SC, P3, em Araquari/SC, P4, em Porto Belo/SC, e P5, em Palhoça/SC.
A deliberação entrou em vigor às zero hora da última sexta-feira, 4 de agosto de 2023.
Confira abaixo a tabela com os valores atualizados:
Outras rodovias com mudanças no pedágio
Noticiamos recentemente aqui no Pé Na Estrada, algumas rodovias do país que passaram por reajustes nos valores do pedágio. Na última semana de julho, a ANTT autorizou as alterações nos preços de pedágios em rodovias do nordeste e sudeste do país. As vias em questão são a ViaBahia, no estado da Bahia e a Transbrasiliana, no trecho paulista da BR-153. Já nesta primeira semana de agosto, houve mudanças nos pedágios de três rodovias no estado do Rio de Janeiro: a BR-101/RJ, a RJ-116 e a RJ-124.
Todos os reajustes estão previstos nos contratos firmados pelas concessionárias com a ANTT.
Como funciona o sistema de pedágio Free Flow?
Como o assunto é pedágio, vamos falar sobre uma nova forma de pagamento no trecho. Não precisar parar nem diminuir quando chega o pedágio é algo interessante, não é mesmo? Saiba o que é e como funciona o Free Flow, o sistema de pagamento onde não há praça de pedágio, nem cancela, apenas pórticos de última geração que já fazem a leitura do veículo. Clique no vídeo abaixo e saiba quais são as vantagens e onde encontrar o free flow.
Veja Também: ANTT atualiza pisos mínimos do frete rodoviário de cargas pela sétima vez em 2023
Por Daniel Santana com informações da ANTT e da Autopista Litoral Sul