A solução para um transporte mais sustentável está nas principais discussões de mobilidade. Tanto é que o volume de veículos movidos por tecnologias menos poluentes está crescendo. Mas para que isso aconteça, é necessário preparar o terreno e investir em infraestrutura. Uma solução para isso pode ser o conceito de Corredores Sustentáveis.
Elétricos são a solução?
Os caminhões elétricos estão por aí, mas o impeditivo de eles deslancharem está na falta de postos de abastecimento, na baixa autonomia e no peso das baterias, resultando em menor carga.
Recentemente, a Secretaria Nacional de Trânsito iniciou a fase de estudos que permite o uso de caminhões pesados elétricos em rotas intermunicipais de curtas e médias distâncias no país. A iniciativa faz parte do compromisso da descarbonização e tem o objetivo de verificar os impactos e o funcionamento da tecnologia.
O estudo é importante, pois ele verifica se é possível um caminhão elétrico, com autonomia inferior a 400 quilômetros, conseguir trabalhar sem imprevistos ou não prejudicando outros meios de transporte, em caso de eventuais “pane” na via.
Na Agrishow, a Scania apresentou modelo voltado ao agronegócio. Há cinco anos com modelos movido a GNV a montadora não havia lançado um modelo para essa aptidão por conta da autonomia e viabilidade de postos de abastecimento.
Pensando nessa nova proposta, a Compagas anunciou o início da operação da primeira rota do Projeto Corredores Sustentáveis no Paraná, que conecta os municípios de Curitiba e Londrina, interligando as regiões Leste e Norte do Estado. No percurso, há oito postos de abastecimento de veículos pesados movidos a gás.
O percurso garante autonomia de trajeto do interior até o Porto de Paranaguá. Também promove a integração do Paraná com as rotas de São Paulo e Santa Catarina. Além dos postos em operação, a Compagas planeja adicionar mais dois postos até o final do ano, com expansão prevista para as cidades de Maringá e Paranaguá até 2025.
O que é o projeto Corredores Sustentáveis?
O projeto Corredores Sustentáveis começou em 2020 na Compagas, com a identificação das principais vias de transporte do estado e dos locais estratégicos para a introdução do gás na matriz energética.
A meta é estabelecer uma ligação entre produtores e consumidores, integrando as principais rotas rodoviárias com o Porto de Paranaguá e promovendo o transporte sustentável para exportação de alimentos e para o agronegócio.
Para o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., a implementação desse primeiro corredor foi um marco do projeto, refletindo o progresso na transformação da matriz energética do estado no setor de transportes.
“Nosso objetivo é contribuir para uma transição energética mais sustentável e eficiente, reduzindo a dependência do diesel e mitigando a emissão de poluentes. Acreditamos que há uma oportunidade para aumentar a participação do gás natural e, principalmente, do biometano na matriz de transportes do país, destacando-os como essenciais para a transição energética em meio às mudanças climáticas”, destaca.
Inspiração europeia
A iniciativa foi inspirada em ações semelhantes, realizadas na Europa, que estruturaram rotas e infraestrutura de abastecimento de gás natural focado no transporte de cargas. Assim permitiram a cobertura das principais rotas de escoamento de cargas dos países que integram o continente, além da diversificação energética nesse segmento.
No Brasil, o projeto nasceu no Paraná, a partir da idealização da Compagas, e hoje é uma realidade em diversos estados do país. Atualmente, mais de 50 rodovias estão mapeadas no país com pontos estrategicamente localizados para viabilizar a integração da malha nacional de transporte.
Lamastra diz que a atratividade da iniciativa está na sua capacidade de reduzir custos operacionais. Ao mesmo tempo em que promove uma logística mais eficiente e limpa. Segundo ele, o gás natural e o biometano são vistos como combustíveis essenciais para a transição energética, alinhada aos objetivos de sustentabilidade ambiental e econômica.
GNV GO – Caminhos conectados
Ainda como parte do seu compromisso com o futuro sustentável do transporte, a Compagas lançou o GNV GO! Um aplicativo que, de forma rápida, calcula a competitividade do combustível na hora de abastecer. O sistema, disponível para smartphones Android, também permite encontrar postos que abastecem o GNV, oficinas convertedoras e inspeções veiculares, tudo a partir da localização do usuário.
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Por Thaís Corrêa, com informações da Compagas
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.