FH para o agro é lançado pela Volvo na Agrishow

O Volvo FH é o caminhão que está no topo das vendas há cerca de um ano, por isso, por que não aproveitar a boa fase para trazer um modelo para o agro? 

Foi assim que fez a Volvo, lançando o pacote Cross Country na Agrishow (XC), um pacote com itens para complementar e aprimorar ainda mais o FH 6×4 que é largamente utilizado na agricultura. 

O caminhão mais vendido do Brasil pode vir, agora, repleto de elementos de proteção  que aumentam a robustez e a confiabilidade em operações com rotas mistas entre estradas de chão e asfalto. 

Segundo Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, o FH é perfeito para o agronegócio, seja nos canaviais, nas fazendas ou em aplicações florestais.

 

O que vem no pacote Cross Country?

Desenhado para projetar-se um pouco mais à frente da cabine, o para-choque do FH Cross Country é do tipo vocacional, e se prolonga pela parte de baixo, interligando-se ao protetor do cárter, que neste modelo é de aço e mais robusto. 

Opcionalmente, o pacote pode trazer uma travessa para reboque de pino central, em caso de necessidade de auxílio. Como os veículos vocacionais são utilizados em operações severas, foi instalado também um defletor de calor no catalisador, além de uma proteção extra no tanque de Arla.

FH para o agro é lançado pela Volvo na Agrishow
Foto: Volvo Caminhões / FH agro

Para proporcionar ainda mais robustez, a Volvo oferece como opcional no XC uma 5ª roda de 3,5 polegadas, com sela robusta. O modelo tem na parte frontal da cabine um maior ângulo de ataque, o que permite trafegar por terrenos mais acidentados. 

Para proteger os faróis de eventuais pedras e tocos, a marca sueca instalou uma grade proteção na frente do conjunto ótico, que inclusive é articulada, permitindo fazer mais facilmente a limpeza e a manutenção. Outra novidade são os dois defletores instalados nas extremidades frontais da cabine. Eles impedem o acúmulo de sujeira e barro na área da maçaneta das portas, dando mais conforto para o motorista.

 

Segurança e Tecnologia 

Por si só, o pacote XC já aumenta a disponibilidade dos caminhões FH em operações mistas. E para reforçar isso ainda mais, tem a flexibilidade de ser montado nos FH 6×4 sem redução nos cubos ou com redução nos cubos. 

“O XC tem especificações exclusivas, voltadas para as operações em rotas compostas por 70% de trechos rodoviários e 30% de vias rurais”, explica Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. 

Além do alarme de ré, para maior segurança em manobras, na parte de trás as lanternas são de LED, sem a necessidade de troca de lâmpadas. Também para maior segurança e garantir maior visibilidade dos monitores, o cinto de segurança do motorista é vermelho. Além de todas estas mudanças, o pacote Cross Country tem uma diferenciação visual que tornou o modelo exclusivo, com uma identificação de caminhão fora de estrada e um aspecto mais robusto.

 

O que são os caminhões vocacionais?

Os caminhões vocacionais são os destinados para fora de estrada e com maior robustez, diferente dos rodoviários que circulam em estradas asfaltadas. No caso da Volvo, a linha de vocacionais está presente no VMX, FMX e agora no FH Cross Country. 

Essa coleção, feita para operação em canavieiros, florestal ou mineração, representa 18% das vendas da Volvo em 2024. E falando de agronegócio, segundo a marca, 60% das vendas dos vocacionais é para o agro. 

Não é à toa que esse segmento emprega bastante motorista e movimenta a economia do país. Vejamos na matéria da Paula Toco, como é a tocada desses profissionais no transporte de cana-de-açúcar.

 

Veja também: Veículos conectados ganham destaque em estande na Agrishow

 

Por Thaís Corrêa com informações do grupo Volvo América Latina

 

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