MAN amplia portfólio de caminhões elétricos

NotíciasMAN amplia portfólio de caminhões elétricos

A MAN Truck & Bus continua a expandir o seu portfólio de caminhões elétricos na Europa. Após iniciar as vendas do MAN eTGX, o seu maior modelo para transporte de longa distância, a fabricante alemã apresenta novas versões. 

MAN amplia portfólio de caminhões elétricos

São dois novos chassis (4×2 e 6×2) que podem carregar entre 18 e 28 toneladas. Entre as aplicações dos modelos estão: coleta de lixo, basculantes, plataforma, limpa-neves (no caso da Europa), além de outras possibilidades.

“Com o novo chassi eTruck, estamos avançando cada vez mais para aplicações industriais. Isso significa que nossa linha elétrica pioneira não é muito inferior à nossa linha diesel anterior, mesmo em carrocerias especializadas”, afirma Stefan Schall, Diretor de Vendas de Caminhões da MAN, na Alemanha.

Veja mais: Daimler Truck e Volvo terão parceria para desenvolver plataforma

Os novos chassis eTGX e eTGS podem ser escolhidos com três, quatro, cinco ou seis baterias. Elas podem ser colocadas em posições, conforme a necessidade do cliente ou do implemento.

MAN aumenta opções e versões dos caminhões elétricos

Existem nove distâncias de entre eixos diferentes, seis variantes de cabina, eixos de arraste direcional ou não, dois tipos de suspensão pneumática e modos de condução especialmente adaptados a cada aplicação.

Mesmo na versão com menor distância de entre eixos (3,75 metros), o caminhão pode abrigar cinco baterias de 400 kWh.

Veja também: Volvo planeja caminhão movido a hidrogênio, com base no próprio seis…

Elas somadas oferecem 500 quilômetros de autonomia em condições normais. Para a quilometragem diária típica em aplicações municipais (coleta de lixo, por exemplo), menos baterias são suficientes.

Conforme a MAN, a autonomia total da bateria é de 1,6 milhão de quilômetros ou de até 15 anos, dependendo do tipo de aplicação.

Por Rodrigo Samy, com informações da MAN

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados