sexta-feira, novembro 22, 2024

ANTT atualiza valores do piso mínimo de frete

ManifestaçõesANTT atualiza valores do piso mínimo de frete

O pedido vem sendo feito desde a última mudança no preço do óleo diesel e hoje a ANTT atendeu. A Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou hoje o reajuste dos valores do piso mínimo de frete. Como o diesel representa mais ou menos 50% do custo total do caminhão e o valor do combustível subiu mais ou menos 10%, esperava-se um aumento entre 4 e 5% dos valores da tabela. Considerando as diversas configurações atendidas, o reajuste da ANTT foi de, em média, 4,13%.

A Resolução 5.842 foi publicada hoje em Diário Oficial com os novos valores. A ANTT destacou em seu comunicado que está atendendo a Lei 13.703/2018 e também que tem feito fiscalização da medida, afirmando inclusive que já emitiu mais de 3 mil autos de infração por descumprimento do frete mínimo.

A Agência destaca ainda que as multas pelo não cumprimento da lei vão de R$ 550,00 até R$ 10.500,00. Porém, a entidade não comenta sobre a promessa do ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, de acabar com a multa aos autônomos, deixando apenas a penalidade para as empresas. A promessa foi feita na segunda-feira, em uma reunião com representantes dos caminhoneiros.

A ANTT está desenvolvendo um projeto amplo em parceria com a Esalq/ USP para aprimorar os valores mínimos. A Agência também está com audiências públicas abertas para que a população dê contribuições sobre a tabela. Para melhorar a fiscalização. Existe ainda um teste no Espírito Santo de uma forma de fiscalização eletrônica. Para explicar a composição do preço do frete, a agência fez o vídeo abaixo:

O Pé na Estrada também fez uma matéria especial para explicar os cálculos da tabela, clique aqui para acessar. Fizemos também uma calculadora de fretes para facilitar a vida do motorista. Basta escolher a carga, digitar o número de eixos da composição e os quilômetros a serem percorridos. Pronto, o sistema já calcula o frete mínimo pra você.

Se quiser ler a nota completa da ANTT, clique aqui.

 

Por Paula Toco

 

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados