A última alta no preço do diesel pela Petrobras acarretou a mudança na tabela do frete mínimo. Os novos valores de piso mínimo de fretes foram anunciados pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) no dia 24 de junho (sexta-feira) por meio da Portaria nº 210/2022.
A notícia já era aguardada pela categoria, uma vez que com a última subida do diesel, o gatilho foi ativado. Desde maio o gatilho baixou para 5%, mas nem precisaria ter baixado, uma vez que a variação nas bombas medida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) foi de 13,73%. O preço base usado oficialmente para o cálculo é o do diesel S10. Ele alcançou o valor de R$ 7,678 por litro entre 19 e 25 de junho.
Mas o frete vai aumentar?
Quando a Petrobras anunciou o último aumento no preço dos combustíveis, a NTC & Logística (Associação Nacional de Transporte de Carga e Logísticas) chegou a sugerir as transportadoras que fizessem um reajuste emergencial do frete para manter a saúde financeira das empresas.
Entretanto, segundo levantamento da plataforma Fretebras, enquanto o diesel S10 subiu 53,11% desde fevereiro de 2021, o frete geral da plataforma subiu apenas 3,79%.
→ Para saber os novos valores do piso mínimo de fretes basta clicar aqui.
→ Para calcular o seu frete, use a nossa calculadora clicando aqui.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da ANTT.