domingo, julho 3, 2022

NTC sugere repasse emergencial do valor do diesel no frete pelas transportadoras

Em maio, a Medida Provisória nº 1.117/2022 determinou aumento do frete quando o valor do diesel na bomba tivesse um reajuste de 5% . Com os sucessivos aumentos no preço do combustível, em breve a ANTT deve reajustar os valores da tabela. A NTC & Logística (Associação Nacional de Transportes de Carga e Logísticas) se antecipou a situação e lançou um comunicado um dia após o reajuste de preços pela Petrobras. Na nota do site, a associação sugere o repasse emergencial de 5% do valor do diesel no frete pelas transportadoras. 

A NTC reforçou ainda a importância das transportadoras negociarem a inclusão de um gatilho para aumento dos preços do frete em seus contratos antigos e novos. A orientação veio por meio do DECOPE (Departamento de Custos Operacionais) da NTC que tem como objetivo subsidiar as empresas do setor de transporte com relação a variação do preço do diesel. Segundo a intituição, os reajustes constantes da petroleira desafiam a rotina e manutenção das empresas de transporte, assim como acabam impactando nos custos para os clientes (embarcadores).

Isso vem se somando a outros ajustes custos nos últimos 12 meses, como dos insumos para a produção de caminhões, em decorrência da pandemia por Covid-19 e recentemente da guerra entre Rússia e Ucrânia. O cavalo mecânico, cita a nota, teve um aumento de 31,02%, semirreboques 32,55% e pneus 14,81%.  Além disso, o acordo sindical da convenção coletiva dos trabalhadores do transporte aumentou o reajuste de 10% para 12,47% dos salários.

“É imprescindível para manter a contento a saúde financeira das empresas transportadoras que sejam repassados de forma imediata o acumulado dos aumentos de combustível, até porque este é um custo relevante e que não há formas de reduzi-lo pelo lado do consumo“, aponta a nota.

Assista o vídeo do Trucão e Toco e entenda o novo cálculo de frete.

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da NTC& Logística.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados