Depois do anúncio de quase 25% de aumento do diesel nas refinarias da Petrobras e a divulgação do novo patamar de preço médio do diesel na bomba, a ANTT atualizou nesta sexta-feira, 18, os valores do piso mínimo de fretes. Os aumentos ficaram entre 11 e 14% dependendo do tipo de carga e número de eixos.
Preço do diesel
Todo mundo sabia que o aumento dos combustíveis viria com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Mas o tanto que subiu pegou muita gente de surpresa, 25%. No entanto, a ANTT só atualiza seus valores de piso mínimo de frete quando esse aumento chega às bombas dos postos.
Sendo assim, quando a ANP divulgou que o preço médio do diesel S10 entre os dias 13/03 e 19/03 seria de R$ 6,751, a ANTT atualizou a tabelo. A agência considerou um aumento de 24,58% no valor do combustível, o que gerou um aumento entre 11 e 14% do referencial mínimo de frete, a depender do tipo de carga e do número de eixos do conjunto.
Para conferir os novos valores, clique aqui.
Para saber como calcular seu frete, veja este link aqui.
Nossa calculadora de fretes está sendo atualizada e você pode conferi-la clicando aqui.
Outros impactos
O aumento gerou polêmica em diversos setores. Além disso, o impacto na economia como um todo deve ser grande. Discutimos esses temas em um podcast especial que você pode ouvir aqui, basta dar o play.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.