domingo, maio 22, 2022

ANTT informa diariamente condições das vias brasileiras afetadas pela chuva

A Agência Nacional de Transporte Terrestre, ANTT, tem publicado diariamente um boletim com as condições de rodagem das vias brasileiras afetadas pela chuva.

 

Por que publicar o boletim?

Que as estradas de diversos estados brasileiros foram fortemente afetadas pelas chuvas do último mês, isso todo mundo já sabe. No entanto, a dificuldade do pessoal do trecho agora tem sido obter informações confiáveis de como estão esses trechos.

Por conta dessa situação, a ANTT tem publicado diariamente boletins com a situação das vias afetadas pelas chuvas. Isso ajuda o estradeiro a se programar para a viagem. Consultar o boletim antes de pegar a estrada pode evitar muita dor de cabeça.

 

O boletim

O boletim informa a rodovia, os quilômetros onde o problema existe e a condição de rodagem. Ou seja, informa se a via já foi liberada, se está parcialmente interditada ou totalmente interditada. Nesse último caso, informa também quais os desvios possíveis e se há previsão de retorno à normalidade. Além disso, o boletim mostra ainda qual a concessionária responsável pelo trecho em questão.

Boletim ANTT com as condições das vias afetadas pelas chuvas
Boletim da ANTT mostra condições das vias afetadas pelas chuvas, além disso, mostra também onde estão os desvios.

Clique aqui para acessar o boletim.

 

Cuidados para rodar na chuva

Vale lembrar que, até o fim de março, as chuvas devem continuar na maior parte do País e, quando chove, a forma de dirigir deve mudar. Isso porque a chuva faz o veículo diminuir a aderência ao solo, com isso, o poder de frenagem também diminui. Consequentemente, o veículo demora mais para conseguir frear, o que aumenta as chances de acidentes.

Veja aqui outras dicas para rodar em segurança em época de chuvas.

Além disso, há chance de alagamentos mesmo nas cidades. Então, é importante cuidar tanto da forma de dirigir quanto do próprio veículo se você passar por regiões alagadas, já que isso pode afetar o funcionamento de diversas peças. Veja dicas aqui.

E, por fim, há ainda a dúvida se um veículo gasta ou não mais combustível quando está chovendo. A resposta é sim, gasta. Veja mais informações sobre esse assunto clicando aqui.

Por Paula Toco

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados