Todo mundo que presta serviço terrestre de frete, seja de passageiros ou de carga, sabe que precisa ter o registro na ANTT, o RNTRC. Esse registro precisa ser renovado a cada 5 anos. Entretanto, por conta da pandemia, todo RNTRC vencido desde o começo da crise segue valendo.
Avisos falsos de necessidade de renovação
O problema é que, de quando em quando, surgem boatos, na verdade, notícias falsas, afirmando que a ANTT está exigindo a volta das renovações. Algumas instituições até ligam para caminhoneiros autônomos dando essa informação e oferecendo o serviço de renovação. No entanto a ANTT é clara ao afirmar que isso não existe. RNTRC vencido durante a pandemia segue valendo por tempo indeterminado.
Outro ponto importante de atenção é que a ANTT não liga ou manda e-mails para avisar de vencimento de registro. Mas vale lembrar, isso é para registro que venceu durante a pandemia. Se o seu registro venceu antes disso ou se você iniciou na atividade depois disso, aí é necessário tirar o registro. Vale ressaltar ainda que o RNTRC pode ser feito através de sindicatos ou diretamente, e de forma gratuita, no site da ANTT. Acesse este link para o passo a passo: https://portal.antt.gov.br/rntrc
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
Os reajustes não cobre o reajuste do Óleo Diesel.
Temos mais despesas que supera o reajuste.