Começaram na última quarta-feira (28) as atividades dos Lotes 1 e 2 das rodovias paranaenses. Há alguns dias, um evento em Curitiba marcou a autorização dos trabalhos pela ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Com a assinatura dos contratos de concessão, que abrangem mais de mil quilômetros de estradas estaduais e federais, a expectativa de investimento de R$ 30,4 bilhões ao longo de 30 anos promete melhorias para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região.
Ao longo de todo o processo, desde o encerramento dos contratos antigos até a batida do martelo das novas concessões, o Pé Na Estrada sempre esteve acompanhando a situação das rodovias do estado do Paraná.
Os Lotes:
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Lote 1:
Em 25 de agosto, o Grupo Pátria venceu o leilão para a administração do primeiro lote do sistema de rodovias paranaenses com uma oferta de desconto de 18,25% nos pedágios. Dessa forma, a empresa passa a gerir o trecho de 473,1 quilômetros de rodovias federais e estaduais que conectam o porto de Paranaguá à Região Metropolitana de Curitiba e à Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai, por 30 anos.
Nos trechos definidos no lote 1, já existem 5 praças de pedágio: Imbituva, São Luiz do Purunã, Irati, Porto Amazonas e Lapa, que serão restauradas e modernizadas para atender às demandas represadas e necessidades da região.
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Lote 2:
Já em 29 de setembro, o Grupo EPR venceu o leilão para a administração do lote 2 do sistema de rodovias do Paraná, em um leilão realizado pela ANTT, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres, na B3 em São Paulo (SP). A empresa foi a única a apresentar proposta na disputa, oferecendo desconto de 0,08% nas tarifas de pedágio.
A concessionária irá administrar por 30 anos o trecho de quase 605 km das BRs-153/277/369 e das rodovias estaduais PR 092/151/239/407/408/411/508/804/855, conectando importantes pontos da região, como o Porto de Paranaguá e a Região Metropolitana de Curitiba, bem como o acesso aos municípios paulistas de Ourinhos e Itararé.
Ações ao longo da concessão
As concessionárias agora assumem o desafio de manter, modernizar e expandir a infraestrutura rodoviária, com planos ambiciosos que incluem duplicações, faixas adicionais, vias marginais, ciclovias, viadutos, trincheiras e outras melhorias estruturais nessa malha viária integrada.
Além disso, inovações tecnológicas prometem facilitar a vida dos usuários, com descontos progressivos para quem utiliza tags de cobrança automática e a implementação futura do sistema free flow, que cobrará proporcionalmente ao trecho percorrido.
E os pedágios? Como ficam?
Já destacamos mais acima as percentagens definidas pelas vencedoras nos leilões de concessão. No entanto, as cobranças de tarifas nas praças de pedágio dos Lotes 1 e 2 do Paraná ocorrerão somente após a completa revitalização das praças, sujeita à vistoria técnica da ANTT.
Após a conclusão das obras, as empresas acionarão a Agência para a vistoria. Portanto, ainda não é possível prever o início do pagamento das tarifas, dependendo da etapa de recuperação das estruturas.
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Por Daniel Santana com informações da ANTT