A Arteris, responsável pela administração de rodovias nas regiões sudeste e sul do país, celebra a marca de mais de 900 vidas salvas pela utilização da área de escape para veículos em trechos de serra geridos pela concessionária.
Os números das áreas de escape
![Os números das áreas de escape](https://penaestrada.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Captura-de-tela-2023-08-02-102837.jpg)
De acordo com a concessionária, suas três áreas de escape, que são dispositivos que ajudam veículos pesados a parar em caso de emergência, como problema nos freios ou uma pane mecânica, já salvaram 925 vidas.
A soma é proveniente de ocorrências registradas entre 2011 e 2023 nas estruturas instaladas estrategicamente em descidas de trechos de serra, na BR-376/PR e na BR-116/SP.
Nesses 12 anos, a concessionária já construiu três áreas de escape para veículos:
- km 667,3 da BR-376/PR, em Guaratuba;
- km 671,7 da BR-376/PR, também em Guaratuba/PR;
- km 353 da BR-116/SP, em Miracatu/SP, sentido Curitiba (ou sentido Sul).
Atualização: A concessionária informou que no último sábado (29), foi registrada mais uma entrada na Área de Escape localizada no km 667,3 da BR-376/PR, em Guaratuba, sentido Santa Catarina (ou pista Sul). O ônibus com 32 ocupantes, sendo 30 passageiros e 02 condutores, partiu de Iguatu/CE e tinha como destino Ituporanga/SC. O coletivo adentrou 45 metros no dispositivo de segurança após apresentar pane no sistema de freios. Ninguém ficou ferido.
Como funciona a área de escape?
![Área de escape para caminhões construída no km 667,3 da BR-376/PR em Guaratuba (PR).](https://penaestrada.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Captura-de-tela-2022-07-27-093818.jpg)
As rampas ou áreas de escape são prolongamentos da estrada projetadas para diminuir a velocidade de veículos com problemas. A redução vem do uso de materiais como areia, cascalhos e pedregulhos. Ao utilizar essa a área, o condutor consegue diminuir a velocidade do veículo em segurança, evitando possíveis acidentes na via.
Dessa forma, o veículo ficaria “preso” em meio aos cascalhos, evitando que siga para frente ou para trás, o que poderia acarretar outros acidentes. Um bom exemplo que muitos conhecem é a “caixa de brita”. Vários autódromos pelo mundo usam essa caixa. Ali, diversos tipos de cascalhos são colocados em alguns pontos das pistas para evitar acidentes graves.
Além disso, o mecanismo preserva a condição física dos condutores, além de minimizar possíveis danos à estrutura do veículo.
Projeto para obrigatoriedade da área de escape em rodovias
Devido à eficiência da área de escape, existem projetos de lei para instalação de áreas em outras rodovias. O tema entrou em pauta na Câmara dos Deputados em julho de 2022, onde o PL 1329/22 prevê a instalação de rampas para caminhões em trechos com longas descidas, a fim de permitir a redução da velocidade e a parada segura do veículo em caso de falha mecânica ou dificuldade de frenagem.
O texto prevê que os órgãos responsáveis deverão levar em consideração, no momento da implantação das rampas, alguns pontos cruciais, como: o tráfego total e de caminhões; o histórico de acidentes; velocidade média no trecho, entre outros aspectos.
No momento, o projeto está parado na Câmara, aguardando o parecer do relator na Comissão de Viação e Transportes.
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Por Daniel Santana com informações da Arteris