Projeto da Câmara prevê a instalação de rampas de escape em trechos de rodovias com descida acentuada

Entrou recentemente em pauta na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1329/22, que prevê a instalação de rampas de escape para caminhões em rodovias com longos trechos de descida, a fim de permitir a redução da velocidade e a parada segura do veículo com falha mecânica ou dificuldade de frenagem.

O que diz o texto?

O texto prevê que os órgãos responsáveis deverão levar em consideração no momento da implantação das rampas, alguns pontos cruciais como: o tráfego total e de caminhões; o histórico de acidentes; velocidade média no trecho, entre outros aspectos.

Vale destacar que as rampas de escape são prolongamentos da estrada projetados para reduzir, por meio de resistência ao rolamento (areia, cascalho e pedregulhos), desaceleração gravitacional (subida) ou ambas, a velocidade de veículos em descidas acentuadas.

Área de escape para caminhões construída no km 667,3 da BR-376/PR em Guaratuba (PR).
Área de escape para caminhões construída no km 667,3 da BR-376/PR em Guaratuba (PR). A estrutura foi liberada para o uso em 2019 visando uma diminuição no número de acidentes no trecho de serra. Imagem: Google Maps

Dessa forma, o veículo ficaria “preso” em meio aos cascalhos, evitando que siga para frente ou para trás, o que poderia acarretar em outros sinistros. Um bom exemplo que muitos conhecem é a “caixa de brita” utilizada em vários autódromos pelo mundo, onde diversos tipos de cascalhos são implantados em alguns pontos das pistas, para evitar acidentes graves.

O que afirma o autor do texto?

O deputado José Netto (PP-GO), autor do texto, afirma que o principal objetivo de seu projeto é reduzir o alto número de acidentes nas rodovias:

“O objetivo é reduzir acidentes por conta inúmeros e improváveis acontecimentos e defeitos veiculares […] As rampas funcionam como refúgio ou uma válvula de escape aos motoristas, principalmente de veículos longos ou com cargas de alto peso, que por muitas vezes não conseguem parar, caso haja algum defeito no freio motor.”

Tramitação

O projeto que prevê a instalação de rampas de escape em trechos de rodovias, será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, o PL irá ao Senado e, se novamente aprovado, sem nenhuma observação, vai à presidência para receber ou não a sanção.

Segurança no trecho

E por falar em segurança e redução de acidentes nas rodovias, em maio, o repórter Jaime Alves fez uma matéria falando sobre a importância do uso do cinto de segurança no dia a dia. Clique no player abaixo e confira:

Tá Rodando em Brasília

Tá rodando em Brasília é um boletim do Pé na Estrada que mostra os assuntos pertinentes ao mundo dos transportes, como projetos de lei que estão sendo discutidos na Câmara dos Deputados, Senado ou Presidência.

Todos os tópicos possuem links para que o leitor possa acessar diretamente a proposta e saber mais detalhes. Por fim, vale lembrar que todo cidadão pode e deve cobrar diretamente seus políticos quanto à aprovação ou não dos projetos.

Veja Também: Governo prorroga prazo para distribuidoras de combustíveis comprovarem descarbonização

Por Daniel Santana com informações da Agência Câmara de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados