A Scania lançou os primeiros caminhões a gás há 5 anos. No entanto, a rota para esses caminhões ainda era limitada por conta dos poucos postos para abastecimento nas estradas. Além disso, os veículos não tinham configuração 6X4, o que limitava o uso no agronegócio. Mas agora, o caminhão a gás já pode ser usado no agronegócio. A Scania lança um novo veículo 6×4 com 650 km de autonomia.
Ligando as capitais
Segundo a Scania, 14% da emissão de CO2 no mundo vem dos transportes, outros 21% vem da indústria. Em um mundo cada vez mais preocupado com diminuição das emissões de poluentes, a indústria e o transporte buscam soluções para melhorar a sua sustentabilidade.
Os caminhões a gás chegaram exatamente para atender essa demanda, entretanto a infraestrutura só permitia que os veículos fossem usados principalmente no estado de São Paulo e na ligação com o Rio de Janeiro. Outras rotas foram surgindo ao longo desses cinco anos como pode ser visto no mapa abaixo. Porém, duas rotas muito importantes, como Curitiba e Belo Horizonte, não eram atendidas por conta da autonomia dos caminhões, pois o limite era de 500 quilômetros de autonomia.
Agora, a Scania remodelou o projeto, incluiu mais dois cilindros na parte traseira da cabine, ampliando a autonomia em 150 quilômetros. Ou seja, os caminhões agora conseguem fazer 650 km, o que possibilita a ligação dessas capitais.
A montadora ainda diminuiu o entre eixo e mudou o tamanho dos tanques para permitir aumento no implemento, uso do 4º eixo e a possibilidade de carregamento de 30 pallets, o que se equivale ao caminhão a combustão.
Caminhão a gás no agronegócio
Outra limitação dos caminhões a gás era o uso no agronegócio. Isso porque esse segmento geralmente trabalha com rodo trem de 9 eixos para até 74 t e a Scania não dispunha de caminhão 6×4, para atender à essa configuração.
Isso também muda agora com a chegada de um veículo 6×4 no portfólio com a mesma nova autonomia de 650 quilômetros. Com a implementação de novos postos na BR 262, já é possível fazer rota do agro para o de Mato Grosso do Sul para o Porto de Santos.
Ficha técnica do Scania GNV
A Scania aposenta a versão de 410 cavalos. A marca agora conta com potências de 420 e 460 cavalos, retarder de série e caixa G25. Existem duas possibilidades de abastecimento para os veículos a gás. Com o bico comum, ABNT, o abastecimento de um caminhão zerado de combustível leva 45 minutos. Já no bico de alta vazão específico para veículos pesados, o NGV 2, o abastecimento leva entre 21 e 25 minutos.
As novas versões chegam na mesma faixa de preço que as versões a combustão.
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Por Paula Toco
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.